Passar para o conteúdo principal

Visita técnica à nova sede da COFIDIS

Visita Cofidis
13 Abr 2023

No dia 28/03/2023 os alunos da unidade curricular de Domótica e Sistemas de Gestão Técnica Centralizada da Pós-Graduação de Projeto e Manutenção de Instalações Elétricas, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Energia e Automação do ISEL, visitaram a nova sede da COFIDIS localizada em Telheiras, Lisboa . Constituída por 2 torres de 7 andares e 2 caves de estacionamento, é um exemplo de implementação de soluções tecnológicas atuais que tornam os edifícios eficientes e confortáveis para os seus ocupantes.

As Torres Norte e Sul, possuem sistemas integrados de gestão de iluminação, persianas, aquecimento, ventilação e ar condicionado, interligados em rede utilizando diferentes protocolos de comunicação: DALI, KNX e BACnet, que permitem o controlo centralizado e automatizado através de um sistema de Gestão Técnica Centralizada.

Os alunos puderam observar na prática as estratégias de controlo automático implementadas no edifício para a gestão das diferentes instalações técnicas especiais, como por exemplo: a iluminação através da implementação de detetores de presença DALI endereçáveis e a sua integração com a nova gateway KNX/DALI; o controlo automático das persianas que evitam o aquecimento do edifício devido à incidência direta do sol; o controlo automático do AVAC com controlo de temperatura e da qualidade do ar; e a integração dos comandos manuais da iluminação, das persianas e do AVAC nos painéis diretamente ligados à rede BACnet mas que também controlam as instalações controladas em KNX e DALI. Esta integração permitiu reduzir os tempos de instalação e aumentar a flexibilidade da instalação uma vez que apenas foi necessário passar um cabo de bus no teto. A integração em IP do KNX e BACnet permitiu a fácil integração de todos os sistemas das duas torres num único sistema e controlável a partir de um único software pelos responsáveis da manutenção dos edifícios. Este conjunto de soluções permite não só melhorar a eficiência energética dos edifícios, mas também assegurar o conforto dos utilizadores (colaboradores da empresa) bem como assegurar a sua segurança e das instalações.

Um agradecimento especial ao Eng.º Miguel Soares, docente da UC que organizou a visita e ao Eng.º Luciano responsável da Manutenção do edifício por ter permitido o acesso às instalações e pelas suas inúmeras explicações dadas aos alunos

Flickr photos from the Visita técnica à Cofidis album.


Ver no flickr