Provas de acesso a realizar
- Caso o candidato seja titular de um curso de ensino secundário português, deverá realizar as provas de ingresso, nomeadamente os exames finais nacionais do ensino secundário.
- Os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português podem realizar provas de ingresso portuguesas, como aluno auto-proposto. As provas de ingresso portuguesas são realizadas em Portugal ou numa escola portuguesa no estrangeiro, devendo o candidato inscrever-se nas mesmas condições e prazos legal e regularmente previstos e divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) do Governo português.
- As provas de ingresso podem ser substituídas por exames finais de disciplinas daqueles cursos, se tiverem âmbito nacional e quando se referem a disciplinas homólogas das provas de ingresso. (Consideram-se homólogas as disciplinas que, ainda que com denominações diferentes, tenham nível e objetivos idênticos e conteúdos similares aos do programa da prova de ingresso que visam substituir.)
- As provas de ingresso podem ainda ser substituídas por exames elaborados pelas unidades orgânicas sobre as matérias nas quais incidem as provas de ingresso nacionais.
- As classificações das provas de ingresso nacionais e dos exames estrangeiros são válidas no ano da sua realização e nos dois anos seguintes. Para cada curso, só podem ser utilizados como provas de ingresso em que seja obtida uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada por essa instituição para esse curso.
Exames de substituição das provas de acesso
- Os candidatos a estudante internacional em ciclos de estudos de licenciatura que não tenham realizado provas de acesso ao ensino superior de âmbito nacional, no seu país de origem ou em Portugal, podem realizar exames de substituição no ISEL.
- O(s) exame(s) a realizar dependem do curso ao qual é apresentada candidatura:
| LEIC, LEIM, LEIRT, LMATE e LTGM | Matemática |
| LEB, LEC, LEE, LEETC, LEFA, LEM e LEQB | Matemática; Física e Química |
- As seguintes provas constituem modelos para os exames de substituição a realizar no ISEL.
- Matemática
- Física e Química
- Os conteúdos programáticos da prova de Matemática (12ºano) podem ser consultados aqui.
- Os conteúdos programáticos da prova de Física e Química (10º e 11º ano) podem ser consultados aqui.
A sessão de esclarecimentos e as provas de substituição de matemática e física-química para os candidatos ao Concurso Internacional 2025/2026 ao ISEL serão realizadas à distância, usando o Zoom.
As provas de substituição de matemática e física e química para os candidatos ao Concurso Internacional 2025/2026 ao ISEL serão realizadas à distância, usando o Zoom.
Qualquer dúvida ou esclarecimento contacte carla.viveiros@isel.pt