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Délia Boino
Submetido por dboino a 23 April 2021

Requisitos

O concurso de mudança de par instituição/curso abrange os estudantes que, cumulativamente:  

  • Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;  

  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;

  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

 

Candidatura ao Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso

  • Os candidatos deverão proceder à sua candidatura às vagas disponíveis para este concurso no portal de candidaturas do ISEL, nos prazos indicados.

  • As vagas disponíveis são preenchidas em função do resultado do processo seleção e seriação. 

  • A candidatura às vagas só é válida após o pagamento do respetivo emolumento, não sendo este reembolsável. Este pagamento deverá ser efetuado até ao limite do prazo definido para a candidatura, não podendo ser considerada qualquer candidatura cujo emolumento tenha sido pago posteriormente.

  • Em caso de dúvida, os candidatos deverão contactar os Serviços de Gestão Académica e Apoio ao Estudante por e-mail (licenciaturas@isel.pt). 

 

Documentos a apresentar na candidatura

  • Curriculum Vitae atualizado. No caso de o CV conter informação sobre cursos de formação, os mesmos terão de ser acompanhados de cópias desses certificados (Documento obrigatório para efeitos de candidatura);

  • Certificado de Conclusão da Licenciatura (TOCS) ou certificado de habilitações (Certidão de teor) com indicação da classificação final e descrição das unidades Curriculares (MPIC) - (Documento obrigatório para efeitos de candidatura);

  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade ou documento equivalente (Facultativo);

  • Número de Identificação Fiscal – NIF (Obrigatório);

  • Candidatos não nacionais de um estado membro da união europeia que se enquadram nos regimes de exceção do regime de candidatura ao Estudante Internacional tem de apresentar para a candidatura a documentação consoante o caso de acordo com o Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto.

    Candidatos que, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, em 1 de janeiro do ano corrente, de forma ininterrupta ou candidatos que, a 1 de janeiro do ano corrente, sejam beneficiários do estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais, têm de apresentar documento emitido pelo SEF, que comprove o anteriormente dito. 
  • Plano de estudos do curso e de cada uma das unidades curriculares constantes no Certificado de Habilitações com indicação das horas de contacto e dos respetivos créditos (ECTS) (quando definidos) (MPIC)

  • Comprovativo da instituição de origem de não prescrição, no ano letivo em que se pretende inscrever (MPIC)

  • Ficha mecanográfica ou Ficha ENES, ou outro historial de candidatura ao ensino superior (MPIC)

Nota: Aos candidatos alunos do ISEL é dispensada a submissão ou entrega do plano de estudos do curso e de cada uma das unidades curriculares realizadas no ISEL, sendo também a certidão de teor e a de não prescrição substituível pelo comprovativo emitido a partir do portal académico do ISEL da situação curricular (área consultas – situação curricular - imprimir – guardar como pdf). Estudantes notificados em risco de prescrição devem submeter declaração de tomada de conhecimento, que no caso de prescrição serão excluídos deste concurso mesmo que sejam colocados em edital provisoriamente.

 

Calendário para candidaturas ao Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso

Consulte aqui o calendário de 2024.

 

Vagas

Curso

Vagas

Licenciatura em Engenharia Biomédica

4

Licenciatura em Engenharia Civil

3

Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores

6

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica

5

Licenciatura em Engenharia Física Aplicada

6

Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores

1

Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia

1

Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações

1

Licenciatura em Engenharia Mecânica

6

Licenciatura em Engenharia Química e Biológica

4

Licenciatura em Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa

5

Licenciatura em Tecnologias e Gestão Municipal

2

 

Resultados do processo de seleção e seriação dos candidatos

 

Resultados da análise das reclamações do processo de seleção e seriação dos candidatos

 

Nota: Do resultado final podem os interessados dirigir ao respetivo júri reclamação, devidamente fundamentada, nos prazos definidos no calendário para o seguinte email:

juri.mpic.reing.lec@isel.pt
juri.mpic.reing.ltgm@isel.pt
juri.mpic.reing.lee@isel.pt
juri.mpic.reing.leetc@isel.pt
juri.mpic.reing.leic@isel.pt
juri.mpic.reing.leim@isel.pt
juri.mpic.reing.leirt@isel.pt
juri.mpic.reing.lem@isel.pt
juri.mpic.reing.leb@isel.pt
juri.mpic.reing.leqb@isel.pt
juri.mpic.reing.lefa@isel.pt
juri.mpic.reing.lmate@isel.pt

Nota: Os alunos colocados em edital serão contactados pelos Serviços de Gestão Académica e Apoio ao Estudante para formalizar a sua inscrição no ciclo de estudos ao qual foram admitidos.

Se necessitar de apoio para acesso ao portal académico deverá enviar email para helpdesk@net.ipl.pt.

Aos candidatos colocados, agradecemos a verificação do seu email de candidatura. Caso não receba um email com as indicações sobre o procedimento a adotar, deverá enviar o requerimento geral devidamente assinado, preenchido com os seguintes elementos: 

  • Número de candidato,

  • Curso e tipo de concurso ao qual se candidatou e foi colocado

  • Assunto: Confirmação da intenção de matrícula em 2024/25 a tempo integral

 
O requerimento deverá ser enviado para licenciaturas@isel.pt com o assunto: candidato n.º XXXX -intenção de matrícula em 2024/25 a tempo integral.