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Sustentabilidade - EcoEscola

Água

Diagnóstico

 

Objetivos

 

Metas

 

Ações e Atividades Previstas

Recursos

 

Intervenientes

 

Calendarização

 

Avaliação: Indicadores

Avaliação: Instrumentos

Desconhecimento sobre os beneficios do consumo da água da torneira.

Melhorar o conhecimento da comunidade académica relativo aos benefícios do consumo de água da torneira.

Garantir a participação de 10% da comunidade académica.

Webinar de comemoração do dia da água e divulgação dos resultados do questionário.

Computador, Plataforma Zoom.

Comunidade académica do ISEL e do IPL.

22 de março

Nº de participantes.

Relatório do Zoom de participantes.

Desconhecimento sobre os beneficios do consumo da água da torneira.

Melhorar o conhecimento da comunidade académica relativo aos benefícios do consumo de água da torneira.

Garantir a participação de 10% da comunidade académica.

Aplicação de um questionário.

Questionário online; circuito interno de TV; redes sociais.

Comunidade académica do ISEL e do IPL.

2.º semestre

Número de questionários respondidos.

Análise dos dados recolhidos.

Práticas inadequadas associadas à utilização da água.

Promover a diminuição do desperdício de água.

Consultar e inspecionar 100% de laboratórios e de instalações sanitárias, respetivamente, do ISEL.

Levantamento das situações promotoras de desperdício de água em instalações sanitárias e laboratórios.

Computador.

Responsáveis de laboratório nas várias áreas departamentais, serviços técnicos.

2.º semestre

Percentagens de instalações sanitárias inspecionadas e laboratórios consultados.

Checklist de inspensões.

 

Energia

Diagnóstico

 

Objetivos

 

Metas

 

Ações e Atividades Previstas

Recursos

 

Intervenientes

 

Calendarização

 

Avaliação: Indicadores

Avaliação: Instrumentos

Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica.

Promover o uso racional da energia no campus; Identificar situações de uso de energia de forma ineficiente.

Sensibilizar o maior número de pessoas no ISEL.

Criação de mailing list de divulgação de "boas praticas"; Promoção de debates sobre a temática no seio da comunidade.

Emails de divulgação de "boas praticas" relacionadas com o uso racional de energia (ex. pro_ecoescola@isel.pt); colocação informação visual/sinalética.

Projeto Eco escolas, Comunidade do ISEL.

2.º semestre

Número de sugestões de melhoria recebidas, número de atividades de sensibilização realizadas, número de participantes, número de sinaléticas colocadas.

Contabilização dos emails, das atividades, dos participantes e das sinaléticas.

Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica.

Identificar equipamentos que não contribuem para a eficiência energética.

Diminuir o uso inadequado desses equipamentos.

Elaboração de inquéritos.

Questionário online.

Comunidade do ISEL.

2.º semestre

Número de inquéritos respondidos.

Por ex: Google forms.

Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica.

Promover a diminuição do consumo energético

Melhorar as práticas associadas à utilização da energia elétrica de forma a potenciar a diminuição dos consumos

Realização regular de monitorização dos consumos de energia elétrica

Equipamentos de monitorização

Projeto Eco-escolas, Serviços Técnicos ISEL, Docentes e Estudantes

2.º semestre

Número de monitorizações efetuadas, analisar diagramas de carga

Graficos, plantas dos edificios

Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica.

Promover a diminuição do consumo energético.

Melhorar as práticas associadas à utilização da energia elétrica de forma a potenciar a diminuição dos consumos.

Colocação de luzes Led no campus (interior e exterior).

Edifícios e envolvente exterior.

Empresa especializada, Serviços Técnicos ISEL.

2.º semestre

Número de luzes led colocadas; Redução do consumo energético.

Planta do campus e edificios, fatura energia elétrica.

Esquecimento das luzes acesas ao sair da sala.

Promover a diminuição do consumo energético.

Diminuir o uso indevido da iluminação.

Mudança, de pelo menos 1% dos interruptores atuais por uns mais eficientes.

Interruptor geral de cartão.

Projeto Eco-escolas, Serviços Técnicos ISEL.

2.º semestre

Número de interruptores colocados; Redução do consumo energético.

Contagem de interruptores; fatura energia elétrica.

Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica.

Promover a utilização de forma adequada dos equipamentos de maior consumo.

Melhorar as práticas associadas à utilização da energia elétrica de forma a potenciar a diminuição dos consumos.

Colocar, pelo menos 1% de tomadas "inteligentes" para os equipamentos de maior consumo.

Tomadas "inteligentes".

Projeto Eco-escolas, Serviços Técnicos ISEL.

2.º semestre

Número de tomadas colocadas, Redução do consumo energético.

Contagem de tomadas, fatura energia elétrica.

Resíduos

Diagnóstico

 

Objetivos

 

Metas

 

Ações e Atividades Previstas

Recursos

 

Intervenientes

 

Calendarização

 

Avaliação: Indicadores

Avaliação: Instrumentos

Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos.

Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos".

Levantamento da situação atual da produção das diversas fileiras de resíduos produzidas no ISEL.

Campanhas de caraterização das diversas fileiras de resíduos (ex: papel e cartão).

Equipamentos de pesagem e determinação do volume dos resíduos.

Comunidade académica.

2.º semestre

Volume e massa de cada fileira de resíduos.

Balança e fita métrica.

Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos.

Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos".

Garantir a participação de, pelo menos, 100 membros da comunidade académica, nas atividades previstas.

Aplicação de questionário comportamental.

Questionário online.

Comunidade académica.

2.º semestre

Número de questionários respondidos.

Por ex: Google forms.

Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos.

Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Óleos Alimentares Usados - OAU".

Garantir a participação de, pelo menos, 70 membros da comunidade académica, nas atividades previstas.

Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos OAU (Workshop) dirigida à Comunidade Académica e Unidades Alimentares.

Workshop online (1h).

Comunidade académica e outras escolas da freguesia

2.º semestre

Número de participantes.

Por ex: powerpoint e zoom.

Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos.

Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos - REEE".

Garantir a participação de, pelo menos, 70 membros da comunidade académica, nas atividades previstas.

Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos REEE (Workshop) dirigida à Comunidade Académica.

Workshop online (1h).

Comunidade académica e outras escolas da freguesia.

2.º semestre

Número de participantes.

Por ex: powerpoint e zoom.

Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos.

Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos Orgânicos - RO".

Garantir a participação de, pelo menos, 70 membros da comunidade académica, nas atividades previstas.

Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos RO (Workshop) dirigida à Comunidade Académica 

Workshop online (1h)

Comunidade académica e outras escolas da freguesia

2.º semestre

Número de participantes

Por ex: powerpoint e zoom

Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos.

Sensibilizar a comunidade académica para importância da separação e valorização dos resíduos.

Garantir a participação de, pelo menos, 100 membros da comunidade académica, nas atividades previstas.

Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos resíduos através de campanhas online.

Criação de posters e vídeos para divulgar nas plataformas sociais.

Comunidade académica.

2.º semestre

Número de visualizações.

Redes sociais.

Desperdício dos resíduos orgânicos produzidos das unidades alimentares existentes no campus.

Aproveitar os resíduos orgânicos dos espaços alimentares e do jardim para compostagem.

Colocar compostores para resíduos orgânicos no Campus.

Construção de compostores com paletes e outros.

Compostores (Paletes, ferragens, ferramentas, ...).

Comunidade académica.

2.º semestre

Número compostores.

Locais de recolha e armazenamento e compostores.

Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos.

Sensibilizar a comunidade académica para importância de separar e valorização dos resíduos.

Criação de manuais para separação e valorização de RO e OAU.

Elaboração de manuais para separação e valorização de RO e OAU online.

Informáticos.

Comunidade académica.

2.º semestre

Número de publicações.

Por ex: ficheiros pdf e site do ISEL.

Desperdício dos óleos alimentares das unidades alimentares existentes no campus.

Aproveitar os OAU dos espaços alimentares.

Criação de uma oficina de valorização de OAU.

Transformação dos OAU em diversos produtos: sabões, biocombustível, velas, desinfetantes, etc.

Equipamento diverso de Laboratório. Reagentes.

Comunidade académica.

2.º semestre

Volume de OAU recolhidos. Volume de produtos finais. Número de participantes.

Locais de recolha e armazenamento e laboratório

Reutilização e reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos.

Encaminhar corretamente os REEE e promover o seu reaproveitamento.

Criação de um Centro de Triagem e reutilização de resíduos REEE.

Recolha e reutilização de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Eletrão e oficina de reparação/substituição de peças.

Comunidade académica.

2.º semestre

Número de participantes, peso de REEE e número de equipamentos recuperados.

Locais de recolha e armazenamento e oficina.

Biodiversidade

Diagnóstico

 

Objetivos

 

Metas

 

Ações e Atividades Previstas

Recursos

 

Intervenientes

 

Calendarização

 

Avaliação: Indicadores

Avaliação: Instrumentos

Desconhecimento das espécies de árvores, arbustos e demais vegetação existente nos espaços exteriores do campus.

Conhecer a flora existente no recinto da escola.

Realizar a inventariação/catalogação e mapeamento das árvores e arbustos existentes no campus. Criação de ficha individual. Criação de base de dados.

Saídas de campo ao recinto da escola para registar e fotografar os espécimes vegetais.

Câmara fotográfica, software base de dados FyleMaker, software de desenho AutoCad.

Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade.

2.º semestre

Número de espécies avaliadas. Numero de espécimes de cada espécie.

Registo na base de dados. Registo fotográfico.

Inexistência de placas com identificação das espécies; a sua função e utilidade e a sua origem.

Promover o conhecimento das espécies existentes no Campus junto da comunidade do ISEL.

Colocar 25% das placas.

Escolha do melhor material, resistente à humidade e radiação Ultravioleta.

Verificação de orçamento disponível.

Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade.

2.º semestre

Número de placas colocadas.

Contagem e avaliação percentual em relação ao total.

Existência de espécies invasores no campus do ISEL.

Determinar espécies exóticas que não coexistem com as demais  espécies de forma equilibrada.

Remoção das espécies invasoras e monitorização de espécies suspeitas.

Desenvolver e implementar o plano de intervenção: remoção, contenção, continuidade, mitigação.

Verificação do orçamento disponível. Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho. https://www.invasoras.pt/especies-invasoras-portugal.

Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade, serviços técnicos e empresa de manutenção de espaços verdes.

2.º semestre

Monitorizar e avaliar impacto das ações.

Registo fotográfico antes e depois da remoção e/ou monitorização das espécies não abatidas.

Reduzida biodiversidade no campus.

Aumentar a biodiversidade existente. Sensibilizar a comunidade académica para a importância e necessidade de conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável dos ecossistemas.

Introduzir e atrair novas espécies.

Construir ninhos. Aumentar o nº de espécies vegetais autóctone. Construir insectários. Planear a construção dum lago.

Verificação de orçamento disponível.

Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade Criar equipa de monitorização da biodiversidade.

2.º semestre

Monitorizar e avaliar impacto das ações.

Contagem. Registo fotográfico.

Desconhecimento da diversidade biológica existente no campus do ISEL.

Promover o conhecimento das espécies existentes no Campus junto da comunidade do ISEL.

Sensibilização da temática da biodiversidade.

Criar concurso fotográfico. Criação de um folheto e publicidade na pagina do ISEL e redes sociais.

Meios de divulgação so ISEL.

Comunidade académica ISEL.

2.º semestre

Número de participantes.

Qualidade dos trabalhos apresentados.

Espaços exteriores

Diagnóstico

 

Objetivos

 

Metas

 

Ações e Atividades Previstas

Recursos

 

Intervenientes

 

Calendarização

 

Avaliação: Indicadores

Avaliação: Instrumentos

Excesso de áreas ocupadas com estacionamento automóvel.

Racionalizar e optimizar o espaço de estacionamento à utilização efectiva por parte da comunidade do ISEL.

Reduzir o fluxo automóvel dentro do campus do ISEL.

Realizar um estudo a ocupação e utilização efectiva dos parques de estacionamento do ISEL.

Registos de inscrições nos parques de estacionamento do ISEL, registo diário do fluxo automóvel no campus.

Projeto Eco escolas, Serviços Técnicos do ISEL.

2.º semestre

Estudo com a ocupação automóvel do campus do ISEL.

Programa informático de registo de entradas/saídas automóvel.

Excesso de áreas ocupadas com estacionamento automóvel.

Racionalizar e optimizar o espaço de estacionamento à utilização efectiva por parte da comunidade do ISEL.

Reduzir o fluxo automóvel dentro do campus do ISEL.

Execução de um projecto de espaço verdes para o campus do ISEL, com vista a substituir gradualmente o estacionamento automóvel por zonas arborizadas/jardinadas.

Estudo de ocupação automóvel do campus do ISEL, Projecto de Arquitectura paisagista.

Projeto Eco escolas, Docentes, Serviços Técnicos e Direcção do ISEL.

2.º semestre

Projecto de Arquitectura paisagista.

Plantas do Campus e software indicado (CAD e gestão de espaços exteriores).

Excesso de áreas ocupadas com estacionamento automóvel.

Aumentar o número de zonas exteriores com zonas de estudo (mesas, pontos de energia, internet).

Criar 5 ilhas de estudo no exterior equipadas sustentáveis (recorrendo a painéis solares) com pontos de energia e de acesso à internet.

Criação de zonas de estudo ao ar livre.

Equipamento exterior para apoiar o estudo: mesa e bancos, ponto de de energia, acesso à internet (com e sem fios), painel solar para alimentação eléctrica.

Projeto Eco escolas, Serviços Técnicos e Direcção do ISEL.

2.º semestre

Número de zonas de estudo criadas.

Contagem das zonas de estudo.

Excesso de área pavimentada dentro do Campus.

Reduzir a área pavimentada, substituíndo por zonas verdes/arborizadas.

Aumentar em 1200m2 a área verde e de estudo.

Reconversão de zonas asfaltadas em zona verde (acção a executar em conjunto com o grupo da Biodiversidade).

Projecto de Arquitectura paisagista, verificação de orçamento disponível.

Projeto Eco escolas, Serviços Técnicos e Direcção do ISEL.

2.º semestre

Área em m2 de espaço verde aumentada.

Medição da área verde aumentada.

Alterações Climáticas

Diagnóstico

 

Objetivos

 

Metas

 

Ações e Atividades Previstas

Recursos

 

Intervenientes

 

Calendarização

 

Avaliação: Indicadores

Avaliação: Instrumentos

Desconhecimento da eficiência térmica dos diferentes edifícios do ISEL.

Melhoria da eficiência térmicas nos edifícios do ISEL.

Levantamento da eficiência térmica num edifício.

Cálculo das cargas térmicas.

Plantas dos edifícios, consumos energéticos.

Alunos, docentes e funcionarios.

Final do 2.º semestre.

Relatório do levantamento.

Software de Análise.

Desconhecimento sobre a quantidade de elementos da comunidade do ISEL que usa meios de mobilidade suave.

Aumentar o n.º deslocações de bicicleta para o ISEL.

Aumentar o nº de utentes de bicicleta no ISEL.

Levantamento e divulgação das ciclovias próximas do ISEL.

Comunicação interna do ISEL, circuito interno de TV, Redes sociais.

Alunos, docentes e funcionarios.

Final do 2.º semestre.

Nº de utentes de bicicleta.

Plantas da CML.

Desconhecimento da contribuição das diferentes ações do programa Eco-escola ISEL na redução da pegada de carbono.

Aumentar o conhecimento da contribuição das diferentes ações dos grupos Eco-escola para a redução da pegada de carbono.

Contabilização da contribuição de pelo menos três das ações dinamizadas pelos diferentes grupos da Eco escolas ISEL  na diminuição na pegada do carbono.

Realização de reportagens/levantamento das ações implementadas e das boas práticas que contribuem para a redução da pegada de carbono.

Câmara de video e fotográfica, microfone, tripé, computador, editor de vídeo.

Alunos, docentes do conselho eco Escola, Gabinete de comunicação.

2.º semestre

nº de reportagem / levantamentos.

informação das ações implementadas pelos vários grupos. software de cálculo.

Desconhecimento da contribuição das diferentes ações do programa Eco-escola ISEL na redução da pegada de carbono.

Aumentar o conhecimento da contribuição das diferentes ações dos grupos Eco-escola para a redução da pegada de carbono.

Contabilização da contribuição de pelo menos três das ações dinamizadas pelos diferentes grupos da Eco escolas ISEL  na diminuição na pegada do carbono.

Webinar para comemorar o dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

Comunicação interna do ISEL, circuito interno de TV, Redes sociais-

Toda a comunidade do ISEL.

2.º semestre

Número de participantes.

informação das ações implementadas pelos vários grupos. software de cálculo.

Alimentação Saudável e Sustentável

Diagnóstico

 

Objetivos

 

Metas

 

Ações e Atividades Previstas

Recursos

 

Intervenientes

 

Calendarização

 

Avaliação: Indicadores

Avaliação: Instrumentos

Falta de informação no campus do ISEL sobre o que é uma alimentação saudável e sustentável e o porquê da sua importância.

Informar e dar a conhecer à comunidade do campus do ISEL a importância da alimentação saudável e sustentável.

Sensibilizar toda a comunidade académica para a importância da escolha e consumo de alimentos saudáveis; quais as consequências para o organismo de uma alimentação não cuidada e ainda, informar sobre as diferenças na pegada de carbono dependendo do tipo de alimento.

Webinar/workshop sobre alimentação sustentável e saudável.
Trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito de unidades curriculares sobre o tema alimentação: realização de posters, vídeos, apresentações Power Point.

Divulgação dos trabalhos através de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL, afixação de posters, assim como no webninar a realizar no dia mundial do ambiente.

Toda a comunidade do ISEL.

No decorrer do SV 2020/2021 e workshop na semana do Ambiente.

Divulgação nas rede sociais e redes internas do ISEL os Posters e videos.

Cartaz de divulgação do workshop e nº de participantes; posters, videos, power points.

Falta de informação sobre a compreenção das reais necessidades alimentares no organismo humano.

Feng Shui na alimentação. Promover o equilíbrio na alimentação.

Compreender as necessidades alimentares e como o organismo humano reage aos alimentos. Interpretar os sinais do corpo.

Webinar alimentação saudável - "Tao na cozinha". Explica os valores yin e yang dos alimentos. Alementação de acordo com idade, sexo e estação do ano.
 

Divulgação Webinar nas de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL.

Comunidade AcadémicaToda a comunidade do ISEL.

No decorrer do SV 2020/2021 e workshop na semana do Ambiente ou data a agendar.

Divulgação nas rede sociais e redes internas do ISEL os Posters e videos. 

nº de participantes.

Os bares e cantinas do campus do ISEL não disponibilizam juntamente com as ementas as informações nutricionais necessárias nem a indicação de substâncias ou produtos alergénios que é obrigatória (sendo considerado um problema de saúde pública a alergia alimentar).

Garantir o fornecimento de refeições seguras e saudáveis nos diferentes espaços de refeição, através do cumprimento do Manual de Segurança Alimentar; bem como, na apresentação das ementas, a informação das substâncias que provocam alergias ou intolerâncias, de acordo com o estabelecido no Regulamento da UE nº 1169/2011, de 25 de outubro; e juntar à ementa a informação nutricional, incentivando escolhas saudáveis.

Sensibilizar toda a comunidade académica para a importância da escolha e consumo de alimentos saudáveis. Garantir a existência pelo menos uma refeição saudável todos os dias (baseada na dieta mediterrânica). Garantir pelo menos uma refeição total ou parcialmente isenta de alergénios. Garantir que seja indicada a informação nutricional de todas as ementas e as informações das substâncias alergénicos.

Estabelecer reuniões com os prestadores de serviços. Realizar iniciativas para a formação de competências em conceitos de alimentação saudável, informação nutricional e de gestão de recursos alimentares.

Ações de sensibilização no campus do ISEL, através de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL. Divulgação antecipada das ementas acompanhada da respetiva informação nutricional.
Possibilidade de escolha antecipada de uma refeição isenta de alergénios.

Serviço de Ação Social do IPL/ISEL, funcionários Docentes e não docentes e alunos. Associação de estudantes.

2.º semestre

Publicação das ementas com as respetivas informações: tabela nutricional e substâncias alergénicas. Divulgação nas rede sociais e redes internas do ISEL.

Dossier/documentação com as ementas, respetiva informação nutricional e indicação de alergénios.

Os espaços existentes para venda de refeições no campus do ISEL não asseguram uma refeição saudável, equilibrada, variada e apelativa.

Incentivar a comunidade do ISEL a uma alimentação mais saudável e sustentável através da modificação da oferta alimentar dos bares, cantinas e máquinas de vending, adotando o previsto no Despacho n.º 11391/2017, de 28 de dezembro

Sensibilizar toda a comunidade académica para a importância da escolha e consumo de alimentos saudáveis; e quais as implicações para a saúde, bem estar físico e mental.

Sensibilização dos fornecedores de géneros alimentícios para disponibilizarem alimentos  saudáveis e sustentáveis no campus do ISEL (Bares, Cantinas e máquinas de vending). Sensibilizar todos os interveninetes, desde a elaboração da ementa até à confeção do produto final, para a importância de cozinhar de forma saudável e sustentável.

Ações de formação e sensibilização no campus do ISEL, através de parcerias com grupos externos ao ISEL. Comunicação através de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL.

Serviço de Ação Social do IPL/ISEL, funcionários Docentes e não docentes e alunos. Associação de estudantes.

2.º semestre

Evidências das refeições servidas e lista de produtos disponiveis nas máquinas vending.

Inquéritos de Satisfação.

Inexistência de espaços no campus do ISEL que assegurem o fornecimento de água da torneira para consumo humano com qualidade, de acordo com a nova diretiva UE 2020/2184  de 16 de dezembro de 2020.

Sendo a água um alimento essencial à vida, visa-se promover o consumo de água da torneira, facilitando o acesso a uma rede de água da torneira com qualidade para o consumo humano no campus do ISEL. 

Planear a instalação de uma rede de bebedouros no campus do ISEL, junto às áreas de maior afluência.

Promover protocolo ISEL/EPAL para o fornecimento dos bebedouros.

Plantas  do campus e da rede de abastecimento de água. Protocolo com a EPAL.)

EPAL, ISEL, funcionários docentes e não docentes, alunos.
Associação de estudantes.

2.º semestre

Projecto de Instalação de bebedouros, número de bebedouros instalados e o seu plano de manutenção.

Inquéritos de Satisfação.

Inexistência de um programa que promova o desperdício zero nos bares, cantinas do campus do ISEL.

Promover a sustentabilidade alimentar, redução de resíduos e redução do desperdício alimentar.

Recolha de resíduos orgânicos destinados à compostagem. 

Instalação de compostores.  Adesão ao programa desperdício zero existente no IPL.

Compostores.   Alimentos provenientes da cantina e bares do Campus.

ISEL/IPL.
Associação de estudantes. CMLisboa. REFOOD.

2.º semestre

Divulgação nos canais internos do ISEL e redes sociais.

Inquéritos de Satisfação.