Diagnóstico
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Objetivos
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Metas
|
Ações e Atividades Previstas |
Recursos
|
Intervenientes
|
Calendarização
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Avaliação: Indicadores |
Avaliação: Instrumentos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Desconhecimento sobre os beneficios do consumo da água da torneira. |
Melhorar o conhecimento da comunidade académica relativo aos benefícios do consumo de água da torneira. |
Garantir a participação de 10% da comunidade académica. |
Webinar de comemoração do dia da água e divulgação dos resultados do questionário. |
Computador, Plataforma Zoom. |
Comunidade académica do ISEL e do IPL. |
22 de março |
Nº de participantes. |
Relatório do Zoom de participantes. |
Desconhecimento sobre os beneficios do consumo da água da torneira. |
Melhorar o conhecimento da comunidade académica relativo aos benefícios do consumo de água da torneira. |
Garantir a participação de 10% da comunidade académica. |
Aplicação de um questionário. |
Questionário online; circuito interno de TV; redes sociais. |
Comunidade académica do ISEL e do IPL. |
2.º semestre |
Número de questionários respondidos. |
Análise dos dados recolhidos. |
Práticas inadequadas associadas à utilização da água. |
Promover a diminuição do desperdício de água. |
Consultar e inspecionar 100% de laboratórios e de instalações sanitárias, respetivamente, do ISEL. |
Levantamento das situações promotoras de desperdício de água em instalações sanitárias e laboratórios. |
Computador. |
Responsáveis de laboratório nas várias áreas departamentais, serviços técnicos. |
2.º semestre |
Percentagens de instalações sanitárias inspecionadas e laboratórios consultados. |
Checklist de inspensões.
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Diagnóstico
|
Objetivos
|
Metas
|
Ações e Atividades Previstas |
Recursos
|
Intervenientes
|
Calendarização
|
Avaliação: Indicadores |
Avaliação: Instrumentos |
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Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica. |
Promover o uso racional da energia no campus; Identificar situações de uso de energia de forma ineficiente. |
Sensibilizar o maior número de pessoas no ISEL. |
Criação de mailing list de divulgação de "boas praticas"; Promoção de debates sobre a temática no seio da comunidade. |
Emails de divulgação de "boas praticas" relacionadas com o uso racional de energia (ex. pro_ecoescola@isel.pt); colocação informação visual/sinalética. |
Projeto Eco escolas, Comunidade do ISEL. |
2.º semestre |
Número de sugestões de melhoria recebidas, número de atividades de sensibilização realizadas, número de participantes, número de sinaléticas colocadas. |
Contabilização dos emails, das atividades, dos participantes e das sinaléticas. |
Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica. |
Identificar equipamentos que não contribuem para a eficiência energética. |
Diminuir o uso inadequado desses equipamentos. |
Elaboração de inquéritos. |
Questionário online. |
Comunidade do ISEL. |
2.º semestre |
Número de inquéritos respondidos. |
Por ex: Google forms. |
Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica. |
Promover a diminuição do consumo energético |
Melhorar as práticas associadas à utilização da energia elétrica de forma a potenciar a diminuição dos consumos |
Realização regular de monitorização dos consumos de energia elétrica |
Equipamentos de monitorização |
Projeto Eco-escolas, Serviços Técnicos ISEL, Docentes e Estudantes |
2.º semestre |
Número de monitorizações efetuadas, analisar diagramas de carga |
Graficos, plantas dos edificios |
Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica. |
Promover a diminuição do consumo energético. |
Melhorar as práticas associadas à utilização da energia elétrica de forma a potenciar a diminuição dos consumos. |
Colocação de luzes Led no campus (interior e exterior). |
Edifícios e envolvente exterior. |
Empresa especializada, Serviços Técnicos ISEL. |
2.º semestre |
Número de luzes led colocadas; Redução do consumo energético. |
Planta do campus e edificios, fatura energia elétrica. |
Esquecimento das luzes acesas ao sair da sala. |
Promover a diminuição do consumo energético. |
Diminuir o uso indevido da iluminação. |
Mudança, de pelo menos 1% dos interruptores atuais por uns mais eficientes. |
Interruptor geral de cartão. |
Projeto Eco-escolas, Serviços Técnicos ISEL. |
2.º semestre |
Número de interruptores colocados; Redução do consumo energético. |
Contagem de interruptores; fatura energia elétrica. |
Práticas "deficientes" associadas à utilização de energia elétrica. |
Promover a utilização de forma adequada dos equipamentos de maior consumo. |
Melhorar as práticas associadas à utilização da energia elétrica de forma a potenciar a diminuição dos consumos. |
Colocar, pelo menos 1% de tomadas "inteligentes" para os equipamentos de maior consumo. |
Tomadas "inteligentes". |
Projeto Eco-escolas, Serviços Técnicos ISEL. |
2.º semestre |
Número de tomadas colocadas, Redução do consumo energético. |
Contagem de tomadas, fatura energia elétrica. |
Diagnóstico
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Objetivos
|
Metas
|
Ações e Atividades Previstas |
Recursos
|
Intervenientes
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Calendarização
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Avaliação: Indicadores |
Avaliação: Instrumentos |
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Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos. |
Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos". |
Levantamento da situação atual da produção das diversas fileiras de resíduos produzidas no ISEL. |
Campanhas de caraterização das diversas fileiras de resíduos (ex: papel e cartão). |
Equipamentos de pesagem e determinação do volume dos resíduos. |
Comunidade académica. |
2.º semestre |
Volume e massa de cada fileira de resíduos. |
Balança e fita métrica. |
Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos. |
Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos". |
Garantir a participação de, pelo menos, 100 membros da comunidade académica, nas atividades previstas. |
Aplicação de questionário comportamental. |
Questionário online. |
Comunidade académica. |
2.º semestre |
Número de questionários respondidos. |
Por ex: Google forms. |
Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos. |
Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Óleos Alimentares Usados - OAU". |
Garantir a participação de, pelo menos, 70 membros da comunidade académica, nas atividades previstas. |
Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos OAU (Workshop) dirigida à Comunidade Académica e Unidades Alimentares. |
Workshop online (1h). |
Comunidade académica e outras escolas da freguesia |
2.º semestre |
Número de participantes. |
Por ex: powerpoint e zoom. |
Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos. |
Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos - REEE". |
Garantir a participação de, pelo menos, 70 membros da comunidade académica, nas atividades previstas. |
Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos REEE (Workshop) dirigida à Comunidade Académica. |
Workshop online (1h). |
Comunidade académica e outras escolas da freguesia. |
2.º semestre |
Número de participantes. |
Por ex: powerpoint e zoom. |
Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos. |
Melhorar o conhecimento e desempenho da comunidade académica em relação às práticas relacionadas com o tema "Resíduos Orgânicos - RO". |
Garantir a participação de, pelo menos, 70 membros da comunidade académica, nas atividades previstas. |
Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos RO (Workshop) dirigida à Comunidade Académica |
Workshop online (1h) |
Comunidade académica e outras escolas da freguesia |
2.º semestre |
Número de participantes |
Por ex: powerpoint e zoom |
Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos. |
Sensibilizar a comunidade académica para importância da separação e valorização dos resíduos. |
Garantir a participação de, pelo menos, 100 membros da comunidade académica, nas atividades previstas. |
Ação de sensibilização e de promoção da recolha e valorização dos resíduos através de campanhas online. |
Criação de posters e vídeos para divulgar nas plataformas sociais. |
Comunidade académica. |
2.º semestre |
Número de visualizações. |
Redes sociais. |
Desperdício dos resíduos orgânicos produzidos das unidades alimentares existentes no campus. |
Aproveitar os resíduos orgânicos dos espaços alimentares e do jardim para compostagem. |
Colocar compostores para resíduos orgânicos no Campus. |
Construção de compostores com paletes e outros. |
Compostores (Paletes, ferragens, ferramentas, ...). |
Comunidade académica. |
2.º semestre |
Número compostores. |
Locais de recolha e armazenamento e compostores. |
Desconhecimento de boas práticas associadas à gestão de resíduos. |
Sensibilizar a comunidade académica para importância de separar e valorização dos resíduos. |
Criação de manuais para separação e valorização de RO e OAU. |
Elaboração de manuais para separação e valorização de RO e OAU online. |
Informáticos. |
Comunidade académica. |
2.º semestre |
Número de publicações. |
Por ex: ficheiros pdf e site do ISEL. |
Desperdício dos óleos alimentares das unidades alimentares existentes no campus. |
Aproveitar os OAU dos espaços alimentares. |
Criação de uma oficina de valorização de OAU. |
Transformação dos OAU em diversos produtos: sabões, biocombustível, velas, desinfetantes, etc. |
Equipamento diverso de Laboratório. Reagentes. |
Comunidade académica. |
2.º semestre |
Volume de OAU recolhidos. Volume de produtos finais. Número de participantes. |
Locais de recolha e armazenamento e laboratório |
Reutilização e reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos. |
Encaminhar corretamente os REEE e promover o seu reaproveitamento. |
Criação de um Centro de Triagem e reutilização de resíduos REEE. |
Recolha e reutilização de equipamentos elétricos e eletrónicos. |
Eletrão e oficina de reparação/substituição de peças. |
Comunidade académica. |
2.º semestre |
Número de participantes, peso de REEE e número de equipamentos recuperados. |
Locais de recolha e armazenamento e oficina. |
Diagnóstico
|
Objetivos
|
Metas
|
Ações e Atividades Previstas |
Recursos
|
Intervenientes
|
Calendarização
|
Avaliação: Indicadores |
Avaliação: Instrumentos |
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Desconhecimento das espécies de árvores, arbustos e demais vegetação existente nos espaços exteriores do campus. |
Conhecer a flora existente no recinto da escola. |
Realizar a inventariação/catalogação e mapeamento das árvores e arbustos existentes no campus. Criação de ficha individual. Criação de base de dados. |
Saídas de campo ao recinto da escola para registar e fotografar os espécimes vegetais. |
Câmara fotográfica, software base de dados FyleMaker, software de desenho AutoCad. |
Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade. |
2.º semestre |
Número de espécies avaliadas. Numero de espécimes de cada espécie. |
Registo na base de dados. Registo fotográfico. |
Inexistência de placas com identificação das espécies; a sua função e utilidade e a sua origem. |
Promover o conhecimento das espécies existentes no Campus junto da comunidade do ISEL. |
Colocar 25% das placas. |
Escolha do melhor material, resistente à humidade e radiação Ultravioleta. |
Verificação de orçamento disponível. |
Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade. |
2.º semestre |
Número de placas colocadas. |
Contagem e avaliação percentual em relação ao total. |
Existência de espécies invasores no campus do ISEL. |
Determinar espécies exóticas que não coexistem com as demais espécies de forma equilibrada. |
Remoção das espécies invasoras e monitorização de espécies suspeitas. |
Desenvolver e implementar o plano de intervenção: remoção, contenção, continuidade, mitigação. |
Verificação do orçamento disponível. Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho. https://www.invasoras.pt/especies-invasoras-portugal. |
Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade, serviços técnicos e empresa de manutenção de espaços verdes. |
2.º semestre |
Monitorizar e avaliar impacto das ações. |
Registo fotográfico antes e depois da remoção e/ou monitorização das espécies não abatidas. |
Reduzida biodiversidade no campus. |
Aumentar a biodiversidade existente. Sensibilizar a comunidade académica para a importância e necessidade de conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável dos ecossistemas. |
Introduzir e atrair novas espécies. |
Construir ninhos. Aumentar o nº de espécies vegetais autóctone. Construir insectários. Planear a construção dum lago. |
Verificação de orçamento disponível. |
Projeto Eco escolas, Grupo Biodiversidade Criar equipa de monitorização da biodiversidade. |
2.º semestre |
Monitorizar e avaliar impacto das ações. |
Contagem. Registo fotográfico. |
Desconhecimento da diversidade biológica existente no campus do ISEL. |
Promover o conhecimento das espécies existentes no Campus junto da comunidade do ISEL. |
Sensibilização da temática da biodiversidade. |
Criar concurso fotográfico. Criação de um folheto e publicidade na pagina do ISEL e redes sociais. |
Meios de divulgação so ISEL. |
Comunidade académica ISEL. |
2.º semestre |
Número de participantes. |
Qualidade dos trabalhos apresentados. |
Diagnóstico
|
Objetivos
|
Metas
|
Ações e Atividades Previstas |
Recursos
|
Intervenientes
|
Calendarização
|
Avaliação: Indicadores |
Avaliação: Instrumentos |
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Excesso de áreas ocupadas com estacionamento automóvel. |
Racionalizar e optimizar o espaço de estacionamento à utilização efectiva por parte da comunidade do ISEL. |
Reduzir o fluxo automóvel dentro do campus do ISEL. |
Realizar um estudo a ocupação e utilização efectiva dos parques de estacionamento do ISEL. |
Registos de inscrições nos parques de estacionamento do ISEL, registo diário do fluxo automóvel no campus. |
Projeto Eco escolas, Serviços Técnicos do ISEL. |
2.º semestre |
Estudo com a ocupação automóvel do campus do ISEL. |
Programa informático de registo de entradas/saídas automóvel. |
Excesso de áreas ocupadas com estacionamento automóvel. |
Racionalizar e optimizar o espaço de estacionamento à utilização efectiva por parte da comunidade do ISEL. |
Reduzir o fluxo automóvel dentro do campus do ISEL. |
Execução de um projecto de espaço verdes para o campus do ISEL, com vista a substituir gradualmente o estacionamento automóvel por zonas arborizadas/jardinadas. |
Estudo de ocupação automóvel do campus do ISEL, Projecto de Arquitectura paisagista. |
Projeto Eco escolas, Docentes, Serviços Técnicos e Direcção do ISEL. |
2.º semestre |
Projecto de Arquitectura paisagista. |
Plantas do Campus e software indicado (CAD e gestão de espaços exteriores). |
Excesso de áreas ocupadas com estacionamento automóvel. |
Aumentar o número de zonas exteriores com zonas de estudo (mesas, pontos de energia, internet). |
Criar 5 ilhas de estudo no exterior equipadas sustentáveis (recorrendo a painéis solares) com pontos de energia e de acesso à internet. |
Criação de zonas de estudo ao ar livre. |
Equipamento exterior para apoiar o estudo: mesa e bancos, ponto de de energia, acesso à internet (com e sem fios), painel solar para alimentação eléctrica. |
Projeto Eco escolas, Serviços Técnicos e Direcção do ISEL. |
2.º semestre |
Número de zonas de estudo criadas. |
Contagem das zonas de estudo. |
Excesso de área pavimentada dentro do Campus. |
Reduzir a área pavimentada, substituíndo por zonas verdes/arborizadas. |
Aumentar em 1200m2 a área verde e de estudo. |
Reconversão de zonas asfaltadas em zona verde (acção a executar em conjunto com o grupo da Biodiversidade). |
Projecto de Arquitectura paisagista, verificação de orçamento disponível. |
Projeto Eco escolas, Serviços Técnicos e Direcção do ISEL. |
2.º semestre |
Área em m2 de espaço verde aumentada. |
Medição da área verde aumentada. |
Diagnóstico
|
Objetivos
|
Metas
|
Ações e Atividades Previstas |
Recursos
|
Intervenientes
|
Calendarização
|
Avaliação: Indicadores |
Avaliação: Instrumentos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Desconhecimento da eficiência térmica dos diferentes edifícios do ISEL. |
Melhoria da eficiência térmicas nos edifícios do ISEL. |
Levantamento da eficiência térmica num edifício. |
Cálculo das cargas térmicas. |
Plantas dos edifícios, consumos energéticos. |
Alunos, docentes e funcionarios. |
Final do 2.º semestre. |
Relatório do levantamento. |
Software de Análise. |
Desconhecimento sobre a quantidade de elementos da comunidade do ISEL que usa meios de mobilidade suave. |
Aumentar o n.º deslocações de bicicleta para o ISEL. |
Aumentar o nº de utentes de bicicleta no ISEL. |
Levantamento e divulgação das ciclovias próximas do ISEL. |
Comunicação interna do ISEL, circuito interno de TV, Redes sociais. |
Alunos, docentes e funcionarios. |
Final do 2.º semestre. |
Nº de utentes de bicicleta. |
Plantas da CML. |
Desconhecimento da contribuição das diferentes ações do programa Eco-escola ISEL na redução da pegada de carbono. |
Aumentar o conhecimento da contribuição das diferentes ações dos grupos Eco-escola para a redução da pegada de carbono. |
Contabilização da contribuição de pelo menos três das ações dinamizadas pelos diferentes grupos da Eco escolas ISEL na diminuição na pegada do carbono. |
Realização de reportagens/levantamento das ações implementadas e das boas práticas que contribuem para a redução da pegada de carbono. |
Câmara de video e fotográfica, microfone, tripé, computador, editor de vídeo. |
Alunos, docentes do conselho eco Escola, Gabinete de comunicação. |
2.º semestre |
nº de reportagem / levantamentos. |
informação das ações implementadas pelos vários grupos. software de cálculo. |
Desconhecimento da contribuição das diferentes ações do programa Eco-escola ISEL na redução da pegada de carbono. |
Aumentar o conhecimento da contribuição das diferentes ações dos grupos Eco-escola para a redução da pegada de carbono. |
Contabilização da contribuição de pelo menos três das ações dinamizadas pelos diferentes grupos da Eco escolas ISEL na diminuição na pegada do carbono. |
Webinar para comemorar o dia Mundial do Ambiente (5 de junho). |
Comunicação interna do ISEL, circuito interno de TV, Redes sociais- |
Toda a comunidade do ISEL. |
2.º semestre |
Número de participantes. |
informação das ações implementadas pelos vários grupos. software de cálculo. |
Diagnóstico
|
Objetivos
|
Metas
|
Ações e Atividades Previstas |
Recursos
|
Intervenientes
|
Calendarização
|
Avaliação: Indicadores |
Avaliação: Instrumentos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Falta de informação no campus do ISEL sobre o que é uma alimentação saudável e sustentável e o porquê da sua importância. |
Informar e dar a conhecer à comunidade do campus do ISEL a importância da alimentação saudável e sustentável. |
Sensibilizar toda a comunidade académica para a importância da escolha e consumo de alimentos saudáveis; quais as consequências para o organismo de uma alimentação não cuidada e ainda, informar sobre as diferenças na pegada de carbono dependendo do tipo de alimento. |
Webinar/workshop sobre alimentação sustentável e saudável. |
Divulgação dos trabalhos através de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL, afixação de posters, assim como no webninar a realizar no dia mundial do ambiente. |
Toda a comunidade do ISEL. |
No decorrer do SV 2020/2021 e workshop na semana do Ambiente. |
Divulgação nas rede sociais e redes internas do ISEL os Posters e videos. |
Cartaz de divulgação do workshop e nº de participantes; posters, videos, power points. |
Falta de informação sobre a compreenção das reais necessidades alimentares no organismo humano. |
Feng Shui na alimentação. Promover o equilíbrio na alimentação. |
Compreender as necessidades alimentares e como o organismo humano reage aos alimentos. Interpretar os sinais do corpo. |
Webinar alimentação saudável - "Tao na cozinha". Explica os valores yin e yang dos alimentos. Alementação de acordo com idade, sexo e estação do ano. |
Divulgação Webinar nas de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL. |
Comunidade AcadémicaToda a comunidade do ISEL. |
No decorrer do SV 2020/2021 e workshop na semana do Ambiente ou data a agendar. |
Divulgação nas rede sociais e redes internas do ISEL os Posters e videos. |
nº de participantes. |
Os bares e cantinas do campus do ISEL não disponibilizam juntamente com as ementas as informações nutricionais necessárias nem a indicação de substâncias ou produtos alergénios que é obrigatória (sendo considerado um problema de saúde pública a alergia alimentar). |
Garantir o fornecimento de refeições seguras e saudáveis nos diferentes espaços de refeição, através do cumprimento do Manual de Segurança Alimentar; bem como, na apresentação das ementas, a informação das substâncias que provocam alergias ou intolerâncias, de acordo com o estabelecido no Regulamento da UE nº 1169/2011, de 25 de outubro; e juntar à ementa a informação nutricional, incentivando escolhas saudáveis. |
Sensibilizar toda a comunidade académica para a importância da escolha e consumo de alimentos saudáveis. Garantir a existência pelo menos uma refeição saudável todos os dias (baseada na dieta mediterrânica). Garantir pelo menos uma refeição total ou parcialmente isenta de alergénios. Garantir que seja indicada a informação nutricional de todas as ementas e as informações das substâncias alergénicos. |
Estabelecer reuniões com os prestadores de serviços. Realizar iniciativas para a formação de competências em conceitos de alimentação saudável, informação nutricional e de gestão de recursos alimentares. |
Ações de sensibilização no campus do ISEL, através de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL. Divulgação antecipada das ementas acompanhada da respetiva informação nutricional. |
Serviço de Ação Social do IPL/ISEL, funcionários Docentes e não docentes e alunos. Associação de estudantes. |
2.º semestre |
Publicação das ementas com as respetivas informações: tabela nutricional e substâncias alergénicas. Divulgação nas rede sociais e redes internas do ISEL. |
Dossier/documentação com as ementas, respetiva informação nutricional e indicação de alergénios. |
Os espaços existentes para venda de refeições no campus do ISEL não asseguram uma refeição saudável, equilibrada, variada e apelativa. |
Incentivar a comunidade do ISEL a uma alimentação mais saudável e sustentável através da modificação da oferta alimentar dos bares, cantinas e máquinas de vending, adotando o previsto no Despacho n.º 11391/2017, de 28 de dezembro |
Sensibilizar toda a comunidade académica para a importância da escolha e consumo de alimentos saudáveis; e quais as implicações para a saúde, bem estar físico e mental. |
Sensibilização dos fornecedores de géneros alimentícios para disponibilizarem alimentos saudáveis e sustentáveis no campus do ISEL (Bares, Cantinas e máquinas de vending). Sensibilizar todos os interveninetes, desde a elaboração da ementa até à confeção do produto final, para a importância de cozinhar de forma saudável e sustentável. |
Ações de formação e sensibilização no campus do ISEL, através de parcerias com grupos externos ao ISEL. Comunicação através de rede sociais, canais de divulgação internos do ISEL. |
Serviço de Ação Social do IPL/ISEL, funcionários Docentes e não docentes e alunos. Associação de estudantes. |
2.º semestre |
Evidências das refeições servidas e lista de produtos disponiveis nas máquinas vending. |
Inquéritos de Satisfação. |
Inexistência de espaços no campus do ISEL que assegurem o fornecimento de água da torneira para consumo humano com qualidade, de acordo com a nova diretiva UE 2020/2184 de 16 de dezembro de 2020. |
Sendo a água um alimento essencial à vida, visa-se promover o consumo de água da torneira, facilitando o acesso a uma rede de água da torneira com qualidade para o consumo humano no campus do ISEL. |
Planear a instalação de uma rede de bebedouros no campus do ISEL, junto às áreas de maior afluência. |
Promover protocolo ISEL/EPAL para o fornecimento dos bebedouros. |
Plantas do campus e da rede de abastecimento de água. Protocolo com a EPAL.) |
EPAL, ISEL, funcionários docentes e não docentes, alunos. |
2.º semestre |
Projecto de Instalação de bebedouros, número de bebedouros instalados e o seu plano de manutenção. |
Inquéritos de Satisfação. |
Inexistência de um programa que promova o desperdício zero nos bares, cantinas do campus do ISEL. |
Promover a sustentabilidade alimentar, redução de resíduos e redução do desperdício alimentar. |
Recolha de resíduos orgânicos destinados à compostagem. |
Instalação de compostores. Adesão ao programa desperdício zero existente no IPL. |
Compostores. Alimentos provenientes da cantina e bares do Campus. |
ISEL/IPL. |
2.º semestre |
Divulgação nos canais internos do ISEL e redes sociais. |
Inquéritos de Satisfação. |