Passar para o conteúdo principal
Notícias
11/04/2022
A convite da revista Smart Cities, o professor João Fernando Gomes (DEQ/ISEL) redigiu um artigo de opinião sobre cidades inteligentes e sensores de monitorização da qualidade do ar, intitulado de “SENSORES INTERATIVOS DE QUALIDADE DO AR INTERIOR COMO PARTE INTEGRANTE DAS CIDADES INTELIGENTES”. Uma cidade inteligente é aquela que utiliza diferentes tipos de sensores eletrónicos para recolher dados e usá-los para gerir recursos de forma eficiente. Contudo, este conceito abrange mais do que a mobilidade, as plataformas digitais ou a sustentabilidade, sendo que o objetivo fundamental é a incorporação de todas estas áreas para melhorar a vida dos seus cidadãos. Na realidade, e dado que, numa cidade moderna, os seus ocupantes passam mais de 90% do seu tempo dentro de edifícios, é primordial poder dispor de sensores de medida da qualidade do ar interior, capazes de medir os principais parâmetros caracterizadores dessa mesma qualidade, no sentido de poder garantir que os cidadãos têm conforto térmico e ambiental adequado nos espaços que ocupam. Leia o artigo na íntegra em: https://smart-cities.pt/opiniao-entrevista/sensores-interactivos-3103/.
10/04/2022
O professor Rui Filipe (DEQ/ISEL) é o novo Presidente da Direção da Associação International Society of Automation - ISA Portugal. Da nova equipa, eleita para o mandato 2022, fazem ainda parte os professores Mário Mendes e Joaquim Monteiro (DEM/ISEL). A secção portuguesa da ISA (www.isa.org), é uma associação com sede no ISEL desde a sua fundação, em 2009, que se propõe a criar um mundo melhor por meio da automação. A ISA desenvolve padrões globais amplamente usados; certifica profissionais da indústria; oferece educação e treino; publica livros e artigos técnicos; realiza conferências e exposições; fornece programas de desenvolvimento de carreira e networking para seus 40.000 membros e 400.000 clientes em todo o mundo.  Esta associação criou a ISA Global Cybersecurity Alliance que visa promover o avanço e a consciencialização da segurança cibernética em instalações e processos de manufatura e infraestruturas críticas. Esta Aliança reúne empresas de usuários finais, fornecedores de sistemas de automação e controlo, fornecedores de infraestrutura de IT, fornecedores de serviços, integradores de sistemas e outras organizações de partes interessadas em segurança cibernética para abordar proactivamente as ameaças crescentes.  A ISA é proprietária da www.automation.com, uma editora online líder de conteúdo relacionado à automação, e é a patrocinadora fundadora da The Automation Federation, uma associação de organizações sem fins lucrativos que atuam como “The Voice of Automation”. Por meio de uma subsidiária integral, a ISA preenche a lacuna entre as Normas e sua implementação com o ISA Security Compliance Institute e o ISA Wireless Compliance Institute.  
07/04/2022
O ISEL marcou presença na Futurália 2022, a maior feira de ofertas de ensino, formação e empregabilidade, que teve lugar na FIL (Parque das nações) de 30 de março a 2 de abril de 2022. Durante 4 dias, no stand do Politécnico de Lisboa, o ISEL apresentou a sua oferta formativa e brindou os visitantes com  demonstrações de algumas das suas áreas (impressão 3d, robótica, experiências químicas, construção da ponte Leonardo Da Vinci). Também a Equipa ISEL Formula Student e o aconteceu o esperado regresso aos nossos palcos da Estudantina Académica do ISEL. Aos 130 embaixadores do ISEL (incansáveis, presentes, bem dispostos e muito disponíveis), a todos os docentes envolvidos, direta e indiretamente, ao serviço de relações externas e internacionalização (Susana, Paulo e Fernando), e também ao Politécnico de Lisboa, o nosso agradecimento.  Para o ano voltaremos para mais uma prestação brilhante. Fotos: SCI/ISEL e GCI/IPL
06/04/2022
O Politécnico de Lisboa, atribui, anualmente, os Prémios Científicos IPL CGD e os Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade seguindo uma política de valorização dos membros da comunidade académica. Reconhecer o mérito, a vários níveis, nomeadamente quanto à produção científica, criação artística, procura de soluções dentro e fora da comunidade académica e a projeção no campo nacional internacional, é para o IPL, um fator de reconhecimento da própria instituição Os resultados da edição de 2022 foram dados a conhecer pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL. Prémios Científicos IPL CGD Os prémios IPL CGD têm como objetivo, incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e funcionários técnicos, administrativos e de gestão. São constituídos por Prémios de excelência e Diplomas de Mérito para as grandes áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa: Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias e são constituídos por um Prémio de Excelência e por um máximo de quatro Diplomas de Mérito para cada uma das áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa. O ISEL viu reconhecidos, com diploma de mérito, nesta 6ª edição dos Prémios Científicos IPL-CGD os seguintes docentes: Cecília Ribeiro da Cruz Calado José Firmino Aguilar Madeira Pedro Miguel Soares Raposeiro da Silva Rui Alberto Serra Ribeiro dos Santos Editais disponíveis aqui.
06/04/2022
O ISEL disponibiliza, no piso 0 do edifício P, cacifos CTT para que alunos e trabalhadores possam comodamente receber as suas encomendas. Como funciona: O site onde vai realizar a compra tem opção de entrega num Cacifo CTT? Sim No momento da escolha do ponto de entrega, selecione o cacifo localizado em ISEL ID Cacifo - 4000110 Morada Virtual  - Rua Conselheiro Emídio Navarro 1, 1950-062, Lisboa   Não Registe-se em ctt.pt/cacifos24h. Selecione o seu cacifo em ISEL ID Cacifo - 4000110 Morada - Rua Conselheiro Emídio Navarro 1, 1950-062, Lisboa   Compre créditos para utilização dos cacifos. No site onde vai realizar a compra, introduza a morada virtual do cacifo, quando preencher os dados referentes  à entrega.     Como efetuar o levantamento da encomenda no Cacifo CTT? Aguarde a receção  de um aviso de entrega via Email/SMS, com respetivo código de acesso (PIN). No local, insira o PIN no ecrã e recolha a sua encomenda.   Consulte o flyer aqui.