Passar para o conteúdo principal

João Gomes publica artigo sobre monitorização da qualidade do Ar

Professor João Gomes

A convite da revista Smart Cities, o professor João Fernando Gomes (DEQ/ISEL) redigiu um artigo de opinião sobre cidades inteligentes e sensores de monitorização da qualidade do ar, intitulado de “SENSORES INTERATIVOS DE QUALIDADE DO AR INTERIOR COMO PARTE INTEGRANTE DAS CIDADES INTELIGENTES”.

Uma cidade inteligente é aquela que utiliza diferentes tipos de sensores eletrónicos para recolher dados e usá-los para gerir recursos de forma eficiente. Contudo, este conceito abrange mais do que a mobilidade, as plataformas digitais ou a sustentabilidade, sendo que o objetivo fundamental é a incorporação de todas estas áreas para melhorar a vida dos seus cidadãos.

Na realidade, e dado que, numa cidade moderna, os seus ocupantes passam mais de 90% do seu tempo dentro de edifícios, é primordial poder dispor de sensores de medida da qualidade do ar interior, capazes de medir os principais parâmetros caracterizadores dessa mesma qualidade, no sentido de poder garantir que os cidadãos têm conforto térmico e ambiental adequado nos espaços que ocupam.

Leia o artigo na íntegra em: https://smart-cities.pt/opiniao-entrevista/sensores-interactivos-3103/.