O mais recente volume da Coleção Caminhos do Conhecimento do Politécnico de Lisboa, na área das Ciências e Tecnologias, foi dado a conhecer numa sessão realizada a 27 de junho nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa. Com autoria dos docentes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), António Silvestre e Paulo Ivo Teixeira, a obra teve apresentação de Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra.
“No IPL entendemos que é muito importante para o crescimento científico da instituição”, começou por dizer Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa referindo-se às duas coleções sob a chancela da instituição: Caminhos do Conhecimento e Estudos e Reflexões.
O líder do Politécnico de Lisboa disse estar grato aos autores pelo trabalho que têm vindo a fazer, que prestigia a instituição e destacou a importância da “cultura académica” que traduziu como o que ficou patente na sessão de lançamento do livro Física – Uma Introdução: “inconformidade com o conhecimento de hoje, respeito pelo trabalho dos outros e resiliência, termos como referencial o melhor da academia, sermos facilitadores”, frisou.
Carlos Fiolhais e Elmano Margato
O presidente do IPL fez questão de falar da escolha do Físico Teórico Carlos Fiolhais, “reconhecido nacional e internacionalmente, homem ligado à divulgação da Ciência, que tem vindo a defender sempre a qualidade e o progresso das instituições de ensino superior”.
O professor catedrático (aposentado) da Universidade de Coimbra já conhecia um outro livro dos mesmos autores: Mecânica – Uma Introdução, também publicado pelo Politécnico de Lisboa, 2013, sendo o 37.º volume da Coleção Caminhos do Conhecimento, destinado ao ensino de uma primeira disciplina de Mecânica de cursos de ciências ou de engenharia, tendo a sua génese na unidade curricular de “Mecânica Geral”, que os autores têm vindo a lecionar no segundo semestre do primeiro ano da licenciatura em Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).
Sobre a nova publicação e as características das coleções do IPL, destacou o facto de ser pouco comum nas instituições de ensino superior a publicação de livros com ISBN nas suas edições. “É um grande louvor que deixo ao presidente do Politécnico quer ao coordenador das edições, porque estão a fazer um trabalho que é singular”.
O livro constituído por 12 capítulos integra exercícios e respostas, o que mereceu referência por parte de Carlos Fiolhais, para quem a publicação “tem um grande rigor”.
Fazendo ligação à qualidade da produção científica no ensino politécnico e do trabalho desenvolvido pelos docentes, o Físico referiu aprovação recente na Assembleia da República do projeto-lei que prevê a outorga de doutoramentos nos politécnicos portugueses. Sobre esta matéria, Carlos Fiolhais considera que vai “passar facilmente”. Conhecendo alguns politécnicos, está consciente de que há muita capacidade instalada para avançar com os doutoramentos. “Não faz sentido que um estudante faça todo o trabalho num politécnico e depois tenha que fazer o doutoramento numa universidade”. O docente não vê, por isso, necessidade de ser um exclusivo das universidades.
José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo e coordenador das edições do Politécnico de Lisboa falou do “um esforço continuado para permitir aos nossos professores e investigadores, publicar trabalhos e dessa forma superar as dificuldades editoriais que afetam a edição de livros científicos”.
Sobre o mais recente volume da Coleção Caminhos do Conhecimento, disse ter a particularidade de fazer parte de um género que nunca foi muito comum, mas que se tornou raro, que é “ser um livro de caráter propedêutico destinado a servir de introdução a uma área do conhecimento. É um livro de professores pensado para os alunos visando a sua formação e aprendizagem”.
Cavaleiro Rodrigues reconhece as dificuldades de na academia “equilibrar ensino e investigação, as exigências da produção científica até para o desenvolvimento das nossas carreiras, optar por esta forma mais pedagógica”. Neste sentido, o pró-presidente vê na obra Física – Uma Introdução, “um ato generoso de quem continua a ter presente de que uma das suas missões é preparar as novas gerações para os desafios profissionais futuros.”
O coordenador, reconhecendo a importância das plataformas digitais para fazer chegar mais longe este género de obras, disse estar em preparação, a compilação de todas as nossas publicações do IPL em 3 plataformas ibero-americanas.
O livro
António Jorge Silvestre e Paulo Ivo Teixeira são professores do departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, constituído por cerca de 20 docentes, com um traço comum: “uma preocupação constante em ensinar e ensinar bem a Física numa Escola de Engenharia”.
Tendo na plateia para além de colegas do mesmo departamento do ISEL e de outras áreas, os autores contaram com a presença dos Professores João Paulo Casquilho da Universidade Nova de Lisboa e Augusto Barroso, da Universidade de Lisboa, que foram os revisores da obra e que contribuíram para o texto final, facto destacado por António Jorge Silvestre, a quem coube fazer os agradecimentos.
António Silvestre destacou “uma pessoa muito especial”, Maria Helena Cardoso, que está na génese do departamento de Física. “De alguma forma este livro também é seu”. Deixou um agradecimento também à colega Graça Silveira, que não pôde estar presente, mas que tem tido um empenho em divulgar o livro através da rede de Físicos nos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Física – Uma Introdução surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Física Introdutória lecionada no 2.º semestre do curso licenciatura em Matemática aplicada à Tecnologia e à Empresa, em funcionamento desde o ano letivo de 2016/17. Paulo Ivo Teixeira foi, na altura, convidado pelo Departamento de Matemática do ISEL para ser o responsável da UC e pela construção do respetivo programa.
“Vamos fazer um curso geral e vamos começar pela Mecânica”, referiu Paulo Ivo na intervenção, matéria sobre a qual os autores já têm um primeiro livro da Coleção Caminhos do Conhecimento: Mecânica – Uma Introdução para engenharia Química e Biológica. A acrescentar surge a Física clássica, “que não fica completa sem a Termodinâmica”, refere. Juntaram as peças e o livro foi sendo construído. Presente esteve a consciência de que alguns dos alunos da licenciatura não tinham Física desde o 9.º ano de escolaridade.
O livro de 400 páginas, disponível online, no Repositório Científico do IPL, integra mais informação do que a lecionada num semestre, mas o docente espera que seja útil aos alunos, ainda que saiba que “os nossos jovens não gostam tanto de ler livros quanto deveriam".
António Jorge Silvestre e Paulo Ivo Teixeira
Os autores
António Jorge Silvestre é Professor Coordenador no Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Professor Associado Convidado do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. É licenciado e doutorado em Física pela Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados - CeFEMA. Paralelamente às atividades de I&D, desenvolve também atividade em domínios relacionados com o ensino da Física, área em que tem publicado diversos trabalhos. Foi-lhe atribuído, em vários anos, o diploma de “Excelência no Ensino” do IST.
Paulo Ivo Teixeira é licenciado e mestre pela Universidade de Lisboa e doutorado pela Universidade de Southampton. Tem agregação em Física pela Universidade e pós-doutoramentos em Amesterdão, Cambridge, Leeds e no Instituto Superior Técnico. Foi professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica e é, desde 2006, professor no Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa. Faz teoria e modelação de vários sistemas do âmbito da matéria condensada mole (cristais líquidos, espumas, polímeros, elastómeros e colóides). Ocasionalmente traduz livros de divulgação científica. É um dos primeiros outstanding referees da Sociedade Americana de Física (2008).
Ver galeria no flickr
Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de LR/GCI IPL
30/06/2022
O 6G é a próxima geração de redes móveis e é também o objeto de estudo do Francisco Torres, estudante do MEET – Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, na sua tese de mestrado.
Orientado pelos Profs. João Casaleiro e António Serrador, o Francisco realizou o primeiro teste da sua tese de mestrado, que tem como objetivo estudar a próxima geração de redes móveis, o 6G, em particular na vertente das plataformas aéreas que prometem vir a cobrir zonas de tráfego elevado.
Para validar a componente prática da sua tese, o Francisco recorreu a um dispositivo que permite transmitir e medir sinais RF perto de uns incríveis 100 GHz.
27/06/2022
No dia 23 de julho o TERinov – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, acolheu o Workshop “Transição digital e o impacto na Sociedade”, dando continuidade às sinergias criadas entre o Instituto de Engenharia de Lisboa (ISEL) e o seu grupo de investigação Future Internet Tecnhologies, a empresa SOLVIT, o TERinov e o AIR Centre, através de diversos projetos e iniciativas comuns.
O evento apresentou uma visão abrangente de vários aspetos tecnológicos, processuais e regulamentares ligados à transição digital em curso, nomeadamente as cidades inteligentes e a gestão dos dados, a segurança das plataformas digitais e as potencialidades para a saúde digital, contando com apresentações de professores do ISEL e oradores convidados.
O workshop foi tema do artigo publicado na edição de junho da revista newDATAmagazine.
Artigo completo disponível em https://newdatamagazine.com/edicoes/14/#p=75
27/06/2022
O Professor João Gomes, docente do Departamento de Engenharia Química, vai participar na ação COST CA20127 – Waste biorefinery technologies for accelerating sustainable energy processes (WIRE).
Depois de a sua candidatura ter sido submetida e aprovada, o professor João Fernando Gomes irá agora integrar o grupo de trabalho sobre Tecnologias de Biorrefinaria na European Cooperation in Science and Technology (COST).
Sobre o programa, até 2030, espera-se que a economia de base biológica tenha crescido significativamente na Europa. Um dos pilares desta bioeconomia é o conceito de BIOREFINERY, o processamento sustentável de vários tipos de resíduos e biomassa em um espectro de produtos comercializáveis e energia. A harmonização deve começar no conhecimento e na capacidade de cobrir toda a cadeia de valor, desde os materiais de origem até os produtos comercializáveis… e essa é a missão da WIRE.
O programa COST, a funcionar desde 1971, é uma organização de financiamento para a criação de redes de investigação.
17/06/2022
O Projeto Partnerships for Science Education (PAFSE) marcou presença no “Festival of the New European Bauhaus” (NEB), promovido pela Comissão Europeia, entre os dias 9 e 11 de junho, em Bruxelas. O Professor Nuno Domingues esteve em representação do ISEL.
O NEB é um movimento criativo e transdisciplinar, que estabelece uma ponte entre o mundo da ciência e da tecnologia, e apoia a mudança positiva, proporcionando também acesso ao financiamento da UE para projetos sustentáveis e inclusivos. Este festival foi a oportunidade perfeita para dar a conhecer os valores e a diversidade de atividades englobadas sob o guarda-chuva do NEB:
laboratórios de cidadãos locais;
investigação pioneira;
protótipos inovadores e;
propostas sobre como tornar as nossas vidas mais fáceis, sustentáveis e felizes.
Dos 101 projetos selecionados para exposição no NEB, o PAFSE fez parte do grupo de 40 com stand localizado na zona de conferências, tendo os restantes 61 integrado a exposição itinerante, a decorrer em vários espaços da cidade. A exposição ao vivo incluiu realidade virtual, 3D e interação ao vivo, para mostrar projetos, conhecer, interagir e trocar ideias, reunindo diferentes atores e parceiros.
O PAFSE procura que a inclusão seja uma realidade e tem constituída uma comissão de promoção da acessibilidade e igualdade de género. Adriani Botez da “Be Able” visitou o espaço do PAFSE no NEB e irá ajudar-nos a conhecer melhor as necessidades das pessoas com necessidades especiais ou pequenas deficiências, no sentido de garantirmos que ninguém é excluído dos benefícios decorrentes da implementação do projeto.
O expositor do PAFSE recebeu também a visita de Elisa Ferreira, Comissária para a Coesão e Reformas da Comissão Europeia.
Aos interessados em conhecer mais sobre este projeto de educação STEM e sobre as oportunidades de colaboração, sugerimos a consulta do website ou contatar diretamente o Professor Nuno Domingues.
15/06/2022
A professora Maria Ana Baptista (DF/ISEL) é coautora do artigo "Global Tonga tsunami explained by a fast-moving atmospheric source", publicado na revista científica Nature.
O artigo explica os aspetos excecionais do tsunami global originado pela colossal explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai (arquipélago de Tonga, Pacífico Sul) ocorrida a 15 de janeiro de 2022. Tendo por base a análise de dados registados a nível global e modelos numéricos e analítico, os autores demonstram que a propagação atmosférica de ondas de gravidade acústica que irradiaram da poderosa explosão vulcânica forneceram a energia necessária para originar um tsunami de alta velocidade, alcance global e de longa duração. Este trabalho tem também como consequência a necessidade de revisão dos sistemas atuais de early-warning de tsunamis.
Ligação para o artigo aqui.