Passar para o conteúdo principal
Notícias
31/03/2023
De 21 a 25 de março, o ISEL Eco-Campus celebrou os Eco-Days criando um conjunto de iniciativas que marcaram o inicio da primavera, celebrando a natureza e visando sensibilizar a comunidade interna e externa para as questões ambientais. Dia 21, no âmbito do Dia Mundial da árvore e da Floresta, foi realizada uma ação de plantação, com a participação da Associação Tempo de Mudar e da Nuclisol Jean Piaget - Bairro do Condado, que visitaram o ISEL com cerca de 100 crianças de Marvila, com idades entre os 3 e os 8 anos. Foi realizada a plantação de 8 espécies de arbustos e árvores, em que os mais pequenos se juntaram a alunos, docentes e staff do ISEL numa atividade de mãos na terra. Após esta atividade, os mais pequenos tiveram uma aula de Ioga ao ar livre, à qual se seguiu um lanche. Esta iniciativa contou com a parceria da AEISEL e do grupo das Mentorias e teve o apoio dos viveiros da CML, da empresa Terra Composta e da empresa Valor Sul. Flickr photos from the Dia da Floresta album. Ver no flickr     No dia 22, em comemoração do Dia Mundial da Água, o Grupo Temático da Água do Programa ISEL-Eco-Campus, organizou o Webinar "Seja a mudança que quer ver no mundo" com a Dra. Mariana Simões da ADENE e o Prof. Armando Silva-Afonso, da ANQIP, como oradores convidados. Dia 23 de março, durante a manhã, foi realizado um evento em parceria com a ANP/WWF (World Wide Fund for Nature) que promoveu uma ação de sensibilização e discussão sobre alterações climáticas associadas às questões da desflorestação, perda de biodiversidade e alimentação, onde foi apresentado o PROJETO EAT4CHANGE. O evento contou com a participação de alunos, docentes e staff do ISEL, numa atividade de criatividade e brainstorming, onde cada grupo apresentou propostas para a problemática discutida. A atividade culminou com uma ação de degustação, de comida de baixa pegada de carbono e com um momento de convívio entre os participantes. Flickr photos from the Eat4Change album. Ver no flickr   Ainda no dia 23, bem como no dia 24, foi realizada uma aula Ioga, aberta à comunidade do ISEL, com o objetivo de promover uma vida mais saudável no Campus. O evento contou com a instrutora de Ioga Sara Tanackovic, que é um elemento do Staff do ISEL. Para acabar a semana, o ISEL associou-se à Hora do planeta tendo desligado as luzes do Campus entre as 20.30h e as 21.30h.  
24/03/2023
No passado dia 22 de março, decorreu no auditório Chagas Gomes (edifício F) uma palestra para os estudantes da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Civil (LEC e MEC), e da Licenciatura em Tecnologias e Gestão Municipal (LTGM), proferida por uma equipa multidisciplinar da QUADRANTE intitulada “O Projeto e @ Engenheir@. Como é ser Projetista (na Quadrante)”. Esta atividade foi organizada pelas comissões coordenadoras dos cursos de LEC, LTGM e MEC, conjuntamente com o Departamento de Engenharia Civil. Teve por objetivo proporcionar aos estudantes do DEC uma visão geral sobre as atividades de projeto numa grande empresa de engenharia, tendo-se abordado os seguintes tópicos: Apresentação geral da QD-TRP. O que é ser projetista de Estruturas ou de Vias? As vantagens de ser Projetista. O futuro e as perspetivas de carreira em Projeto na Quadrante. A situação profissional geral na área de Projeto. O DEC/ISEL e as CCLEC, CCLTGM e CCMEC agradecem a toda a equipa da QUADRANTE, nomeadamente ao Eng.º José Rolo Duarte, pela disponibilidade em proporcionar esta oportunidade aos nossos estudantes.   Alumni do ISEL, atuais trabalhadores da quadrante, e os alunos da CCLEC
07/03/2023
Na passada quarta-feira, dia 1 de março, o Departamento de Engenharia Química do ISEL (DEQ/ISEL), recebeu a visita do Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros (OE), Eng.º António Gonçalves da Silva, no âmbito de uma ronda de reuniões entre este Colégio e os Departamentos de Engenharia Química do país. Esta reunião, a primeira da iniciativa, contou com a participação de membros eleitos da OE e de diversos docentes do DEQ como, a Presidente e vice-Presidente, coordenadores dos cursos ancorados neste departamento, entre outros docentes. Foram abordados vários temas e iniciativas que têm como objetivo fortalecer relações e reforçar a já existente cooperação entre o DEQ e este Colégio. 
06/03/2023
Na passada sexta-feira, dia 3 de março, o ISEL celebrou um protocolo com a equipa ISEL Formula Student IFS), reforçando assim o apoio institucional à equipa. Após o ato formal do acordo, na qual estiveram presentes o Presidente do ISEL, professor José Nascimento, a Assessora para as Relações Externas, professora Carla Viveiros, bem como os membros da equipa João Manzarra e Maria Coelho, os intervenientes visitaram as instalações da equipa no campus. Atualmente a IFS conta com 40 membros, estudantes do ISEL das licenciaturas em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia Informática e Multimédia, Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações, Engenharia Física Aplicada, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Biomédica, mestrado em Engenharia Mecânica e também com estudantes do ISCAL. O team leader, João Manzarra, agradeceu o apoio e referiu que a equipa está em fase de testes do seu modelo elétrico que irá competir na FORMULA STUDENT AUSTRIA, no Autódromo RED BULL RING, na semana de 22 a 28 de julho de 2023.   Flickr photos from the Formula Student album. Ver no flickr  
06/03/2023
O Politécnico de Lisboa, atribui, anualmente, os Prémios Científicos IPL CGD e os Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade seguindo uma política de valorização dos membros da comunidade académica. Reconhecer o mérito, a vários níveis, nomeadamente quanto à produção científica, criação artística, procura de soluções dentro e fora da comunidade académica e a projeção no campo nacional internacional, é para o IPL, um fator de reconhecimento da própria instituição Os resultados da edição de 2023 foram dados a conhecer pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL.   Prémios Científicos IPL CGD Os prémios IPL CGD têm como objetivo, incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e funcionários técnicos, administrativos e de gestão. São constituídos por um Prémio de Excelência e um máximo de quatro Diplomas de Mérito para as grandes áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa: Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias. O ISEL vê assim distinguido, na área das tecnologias e engenharias, o trabalho dos seguintes docentes: Prémio de excelência  João Fernandes Pereira Gomes Diplomas de Mérito Ivo Manuel Ferreira de Bragança Rui Alberto Serra Ribeiro dos Santos Nuno Miguel Abreu Luís   Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade Os Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade visam reconhecer o trabalho dos trabalhadores docentes, não docentes e investigadores, na sua relação com a comunidade, nas situações em que existe uma interação, clara, através do trabalho desenvolvido, da Unidade Orgânica ou IPL para a sociedade. O Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade é constituído por um Prémio de Excelência e por um máximo de quatro Diplomas de Mérito para cada uma das áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa: Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias. O ISEL vê assim distinguido, na área das tecnologias e engenharias, o trabalho do seguinte docente: Prémio de excelência  José Firmino Aguilar Madeira   Os nossos parabéns a todos os agraciados. Consultar os resultados.
06/03/2023
Convidado pela ACIST - Associação Empresarial de Comunicações de Portugal, o professor António Serrador (DEETC/ISEL), fala sobre 5G e veículos autónomos. Na entrevista o professor, que integra projetos de investigação como o CUSTODIAN, FERROVIA 4.0, 5G-MOBIX, C-Streets, entre outros, falou sobre o futuro das comunicações veiculares e vantagens, no âmbito da sustentabilidade. A ACIST - Associação Empresarial de Comunicações de Portugal é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, presente no mercado das Telecomunicações e TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação desde 1994.