Passar para o conteúdo principal

5G-MOBIX inicia testes no corredor transfronteiriço Espanha-Portugal

5G-MOBIX
23 Out 2021

Equipa de docentes e alunos do ISEL, no âmbito do projeto 5G-MOBIX, iniciam a fase de testes que incidem no corredor transfonteiriço Espanha-Portugal que liga as cidades de Vigo e Porto.

É um projeto financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, que tem como objetivo testar as funcionalidades dos veículos automatizados usando as principais inovações tecnológicas do 5G ao longo de vários corredores transfronteiriços e locais de teste urbanos.

Diogo Salgado (estudante) e os professores António Serrador e Nuno Datia, da equipa DEETC/ISEL e FIT/ISEL ,participaram nas primeiras medições de campo que cobre toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de telecomunicações, administrações públicas e instituições de pesquisa.

O principal objetivo é estabelecer as bases para a implantação dos serviços e aplicações 5G Cooperative, Connected and Automated Mobility (CCAM) e dar um forte impulso em ambos os países para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor de Intelligent Transport System (ITS).

O projeto 5G-Mobix, integra 55 parceiros, entre os quais o ISEL, de 10 países da União Europeia (UE) e Turquia, China e Coreia, representando a indústria de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) europeia.

Saiba mais aqui.

 

5G-MOBIX 5G-MOBIX
5G-MOBIX 5G-MOBIX
5G-MOBIX 5G-MOBIX