Financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), o projeto Artificial Intelligence for Green Networks (AI4GREEN), decorreu entre 2020 e 2023 e contou com a participação do ISEL, sendo o professor Pedro Vieira (DEETC/ISEL) o investigador responsável neste Instituto.
Com um financiamento de aproximadamente 120K, o consórcio foi liderado pela CELFINET e reuniu parceiros nacionais e internacionais, tendo a execução técnica do projeto sido avaliada pelo gabinete do CELTIC-NEXT com a classificação de Excelente, prova da excelente colaboração entre os diferentes parceiros.
Os trabalhos desenvolvidos pelo consórcio nacional permitiram a implementação de soluções de poupança energética, com a redução dos custos médios da RAN até 30%, através da ativação das funcionalidades de Energy Saving em redes 4G e do desligamento parcial da rede 3G. Foi desenvolvido um modelo de Custo Total de Propriedade (TCO), aplicado a uma rede móvel em Portugal. Um dos parceiros do projeto explorou técnicas inteligentes de gestão de rede e de orquestração, implementando o conceito de network slicing com virtualização para gestão dinâmica dos recursos computacionais, contribuindo para a otimização do consumo energético da rede móvel.
Foram ainda desenvolvidos algoritmos baseados em IA para previsão de Qualidade de Serviço (QoS) e Qualidade de Experiência (QoE) em redes 5G, cumprindo assim os quatro grandes objetivos delineados na proposta nacional.
Mais informações em: