Passar para o conteúdo principal

Dia do ISEL, dia de celebrar em comunidade

Dia do ISEL
25 Out 2022

O ISEL celebrou no dia 21 de outubro o seu aniversário e, aproveitando a efeméride, oficializou a abertura do ano letivo 2022/2023 com a tradicional sessão solene.

O evento teve lugar no auditório principal do ISEL e contou com a presença dos diversos órgãos do Instituto, incluindo o presidente da associação de estudantes, o presidente do conselho de representantes, o presidente do conselho técnico-científico e o presidente do conselho pedagógico, bem como o vice-presidente da ordem dos engenheiros, um vice-presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), do um representante da junta de freguesia de Marvila, alguns presidentes de unidades orgânicas do IPL e outras individualidades da comunidade académica.

Rafael Simões, presidente da associação de estudantes, abriu a sessão referindo no seu discurso a importância da história do ISEL, bem como dos estudantes que dela fazem parte.

Após a sua intervenção, Rafael Simões, entregou ao presidente do ISEL, José Nascimento, uma insígnia como forma de recordar todos os que passaram por esta instituição, em particular os estudantes, e também pelos seus 170 anos de história.

De seguida discursou o vice-presidente do IPL, António Belo, tendo referido a resiliência e a capacidade de reinvenção e adaptação do ensino superior, exemplificando com a criação da nova licenciatura do ISEL, Engenharia Física Aplicada. Mencionou ainda a importância do movimento associativo.

O presidente do ISEL, José Nascimento, destacou o papel dos recursos humanos como bem mais precioso do Instituto, tanto mais que o ISEL apresenta défice de trabalhadores, e os desafios que o ISEL irá enfrentar nos próximos anos, decorrentes, em particular, das necessidades de requalificação do campus e da redução do seu orçamento. Assinalou ainda que o ISEL detém o maior contributo de produção científica e projetos financiados do IPL, contribuindo largamente para a diversificação de receita e para a notoriedade do IPL.

José Nascimento deu a conhecer à comunidade que o ISEL assinou recentemente um protocolo com a NOVALincs – unidade de investigação na área da Engenharia Informática e de Computadores da Universidade Nova de Lisboa. Esta sinergia vai permitir a criação de um polo de investigação no ISEL e confirma o compromisso com a atribuição de grau de doutoramento.

Jorge Liça, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros (OE), é membro da direção eleita este ano, liderada por Fernando de Almeida Santos, começou por mencionar o lema que motivou a candidatura, “valorizar os engenheiros para valorizar Portugal”, para reforçar que o principal foco da OE sãos os profissionais de engenharia.

Apresentou alguns dos novos colégios criados por esta direção, bem como o recente Prémio Nacional de Engenharia, no valor de 50 000€.

A cerimónia prosseguiu com a entrega das medalhas de 25 anos ao serviço do ISEL a vários docentes, como reconhecimento pelo trabalho e dedicação.

Para finalizar, foram entregues os prémios de mérito, excelência, Fonseca Benevides e ABB aos estudantes de licenciatura e mestrado.

 

Flickr photos from the Dia do ISEL 2022 album.


Ver no flickr