Passar para o conteúdo principal

Docentes do Departamento de Física do ISEL ajudam Timor-Leste

Timor Leste
15 Set 2021

Os professores António Casaca e Victor Oliveira do Departamento de Física do ISEL, colocaram à disposição do projeto CAFE (Centros de Aprendizagem e Formação Escolar) de Timor-Leste, os protocolos experimentais EM Cage, que permitem demonstrar leis e princípios do Eletromagnetismo em contexto de sala de aula. Estes protocolos, elaborados pelos referidos docentes, utilizam materiais comuns e outros mais sofisticados para a realização de demonstrações e de experiências simples sem necessidade de instalações laboratoriais.

Conscientes das lacunas e dificuldades existentes em Timor-Leste e em resposta a um apelo lançado por um docente do projeto CAFE, os docentes do Departamento de Física do ISEL ofereceram ao CAFE, a título pessoal, o conjunto de materiais necessários para realizar as experiências e demonstrações da EM Cage.
Em conjunto com a oferta dos docentes do Departamento de Física, seguiu para Timor-Leste outro material de laboratório oferecido pela Sociedade Portuguesa de Física ao projeto CAFE.

Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos da União dos Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP), empenhada no desenvolvimento do ensino da Física nos países da CPLP, em especial nos menos apetrechados com infraestruturas de ensino e investigação. A professora Graça Silveira, também do Departamento de Física do ISEL é, atualmente, a tesoureira da UFPLP.

A mala contendo os materiais oferecidos pelos docentes do Departamento de Física e pela Sociedade Portuguesa de Física é entregue ao docente a trabalhar no projecto CAFE em Timor Leste.