Passar para o conteúdo principal

Estudantes da Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária do ISEL visitam trabalhos de modernização da Linha de Sines

visita Sines PGEEF
08 Nov 2022

No âmbito da frequência da pós-graduação Especialização em Engenharia Ferroviária, os estudantes da primeira edição visitaram os trabalhos de modernização da Linha de Sines, na noite de 23 para 24 de outubro.

A Infraestruturas de Portugal SA, enquanto Empresa gestora das infraestruturas ferroviárias nacionais e parceira desta pós-graduação, acolheu assim os estudantes no terreno.

A visita foi acompanhada pelos docentes da Unidade Curricular de Via-Férrea, Arménio Costa e Joaquim Brito dos Santos, e por Paulo Tavares, Gestor de Empreendimentos, e Carlos Borda d’Água, Gestor de Contrato, ambos da Direção de Empreendimentos. A visita iniciou-se com a apresentação pormenorizada da obra ferroviária em curso, e de seguida o acompanhamento presencial das atividades de desguarnecimento mecânico de via, rebalastragem, e ataque mecânico pesado.

Os trabalhos consistem na modernização do troço entre Ermidas Sado e Sines, englobando, genericamente, trabalhos de via-férrea, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes - Passagens Superiores e Passagens Inferiores, construção de uma nova estação técnica e modernização de estações existentes, instalações fixas de tração elétrica, infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações, RCT+TP, serviços afetados e medidas de minimização.

A pós-graduação Especialização em Engenharia Ferroviária aposta numa forte componente prática e pretende responder às necessidades do país em técnicos qualificados na área ferroviária, através da formação de profissionais na área da Engenharia Ferroviária, nas suas diversas vertentes. As candidaturas para a segunda edição decorrem até 20 de novembro de 2022. Mais informações aqui.

No âmbito desta edição da pós-graduação está ainda programada uma visita à nova Estação de Abela, também na linha de Sines, para acompanhar os trabalhos de instalação de dois Aparelhos de Mudança de Via.

PG EEF Sines

Fotos: Alexandra Costa (DEC/ISEL)