Com atividade já desde 2018, é a partir de setembro do corrente ano que o Future Internet Technologies (FIT), é oficialmente definido como grupo de investigação do ISEL.
Os seus membros, docentes do Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores do ISEL, dedicam-se à investigação em áreas emergentes como Resilient networks, Smart-Cities, digital health, big data, IoT, ITS, 6G, entre outras, contando já no seu portefólio com diversos projetos e parceiras de renome.
Atualmente fazem dele parte os docentes: António João Nunes Serrador, Carlos Alberto Barreiro Mendes, João Carlos Ferreira de Almeida Casaleiro, José Manuel de Campos Lages Garcia Simão, Matilde Pós-de-Mina Pato , Nuno António Fraga Juliano Cota, Nuno Miguel Machado Cruz e Nuno Miguel Soares Datia.
A complementaridade e interdisciplinaridade científica da equipa, que também agrega estudantes do ISEL, já apresentou diversas soluções patentes em projetos financiados, nacionais e internacionais, como é o caso do CUSTODIAN, PLANO-A-SAÚDE-C19, Ferrovia 4.0, C-Streets, 5G-MOBIX. Para além da vertente investigação o grupo ministra ainda formações curtas em áreas emergentes.
O FIT é assim a prova da mais-valia resultante da sinergia entre a investigação realizada nas instituições de ensino superior e as empresas, no desenvolvimento de projetos tecnológicos inovadores, potenciando a produção e transferência de conhecimento para a sociedade.
Mais informações em https://fit.isel.pt/
Mais notícias: