Passar para o conteúdo principal

Investigadores do projeto Custodian batem recorde de distância LoRaWAN

 Investigadores do projeto Custodian batem recorde de distância LoRaWAN
12 Set 2023

A equipa de investigadores do Projeto Custodian, no qual o grupo de investigação Future Interternet Technologies (FIT) do ISEL colabora, superou o recorde mundial de distância máxima usando o protocolo LoRaWAN e a rede The Things Network (TTN).

Após 3 anos, do anterior recorde, a nova meta mundial foi estabelecida em mais de 1336 km, com a instalação de sensores LoRaWAN nas boias do barco de pesca “Estrela de Sesimbra”, na costa de Sesimbra, Portugal, que estabeleceu contacto com um gateway da TTN instalado nas Ilhas Canárias, Espanha. 


Carlos Mendes, investigador responsável do ISEL no projeto Custodian, membro do FIT e docente do Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores (DEETC), destaca que o facto deste recorde ter sido alcançado ao nível do mar é ainda mais relevante uma vez que os anteriores recordes utilizavam balões metrológicos para o conseguir. É por este motivo que este recorde é também uma conquista excecional.


Em parceria com a Solvit, empresa incubada no ISEL e que lidera o projeto Custodian, os investigadores estão atualmente a desenvolver trabalhos nos Açores para testar o alcance da tecnologia LoRaWAN com outros membros do projeto e com outras embarcações, de forma a testar a tecnologia num ambiente a meio do Oceano Atlântico.

O projeto Custodian tem como objetivo reduzir a poluição e a pesca fantasma produzida pelas artes de pesca perdidas e é financiado pela EEAGrants dentro do programa Bluegrowth.


Importa referir, que o ISEL também esteve presente nos recordes de distância anteriores, participando na altura com o gateway da TTN instalado pela equipa do FIT/ISEL numa torre das Amoreiras.

 

Testes Açores projeto Custodian Testes Açores projeto Custodian

Testes Açores projeto Custodian Testes Açores projeto Custodian

Imagens: Solvit e FIT/ISEL