Passar para o conteúdo principal

ISEL assina Aliança para a Igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação

alianca_mulheres_eng2021-01-02.
11 Jan 2022

No dia 14 de dezembro, o ISEL marcou presença na cerimónia de formalização da Aliança para a Igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação, no âmbito do programa “Engenheiras Por Um Dia”.

A Aliança, coordenada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), foi formalizada com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e as 135 entidades parceiras, 75 empresas maioritariamente do setor tecnológico, 10 municípios, 45 escolas, básicas e secundárias, e 15 instituições do ensino superior, entre as quais o ISEL.

Este cluster é o maior para a promoção da igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma vez que a transição digital vai impor, necessariamente, o aumento da participação de mulheres no setor. 

O programa Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital e desde a sua criação já contou com a participação de 10.411 jovens estudantes, em mais de 460 atividades práticas laboratoriais, sessões de mentoria e com modelos de referência.

O ISEL associa-se a este cluster ampliando a sua dinâmica de captação de mulheres para as áreas de engenharia.

O Presidente do ISEL, José Nascimento, acompanhado das representantes da Comissão para a Cidadania e Igualdade de
Género (CIG) e do programa “Engenheiras Por Um Dia” .

Vice-Presidente do ISEL, Cristina Borges, Vice-Presidente do IPL, Maria João Escudeiro, Presidente do ISEL, José Nascimento (da esquerda para a direita)

Fotos: João Bica - APPDI