O ISEL faz parte do projeto RESSONANCE - Promover a utilização em grande escala da genómica para compreender a dinâmica e a evolução dos agentes patogénicos bacterianos. Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em articulação com o Programa Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030 e os Programas Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve [MPr-12-2023 – ICDT/2023].
O consórcio do projeto RESSONANCE inclui três parceiros: o ISEL, o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID).
A coordenação global do projeto está a cargo do Professor Mário Ramirez, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL/UL), enquanto a coordenação no ISEL é liderada pela Professora Cátia Vaz (DEETC/ISEL).
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de software destinado à identificação e vigilância de agentes patogénicos bacterianos, visando apoiar a investigação de surtos, o controlo epidemiológico e a compreensão da evolução destes microrganismos. A ferramenta permitirá uma vigilância genómica mais eficiente, ampliando a capacidade de discriminação dos sistemas atuais e utilizando dados sobre a variabilidade populacional para criar novas estratégias de prevenção e diagnóstico.