No dia 16 de novembro, a SOLVIT apresentou publicamente o projeto Custodian. Este resulta de um consórcio internacional liderado pela SOLVIT, em parceria com o AIR Centre, o TERINOV, a Lotaçor, a Docapesca, o ISEL, a UAVISION e a Universidade Técnica Nacional da Noruega (NTNU), financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. Diretora-Geral de Política do Mar, Eng.ª Marisa Lameiras da Silva, e Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João
Apresentação do projeto Custodian
Nuno Cota, CEO da SOLVIT e professor no ISEL (DEETC/ISEL), sublinhou que “Os sistemas atuais que existem apenas obrigam a que as embarcações com mais de 15 metros tenham sistemas de identificação automática. Este sistema permitirá também a identificação e a localização das embarcações de menor calibre.”
A colaboração do ISEL neste projeto está integrada no novo grupo de investigação e inovação Future Internet Technologies (FIT/ISEL). Consolidado por estudantes e membros docentes do Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores do ISEL, este novo grupo dedica-se à investigação em áreas como Resilient networks, Smart-Cities, Digital Health, Big Data, IoT, ITS e 6G, entre outras.”
O evento contou com a participação da Diretora-Geral de Política do Mar, Eng.ª Marisa Lameiras da Silva, e Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, o grupo de investigação FIT fez-se representar pelos docentes Nuno Cruz (FIT/ISEL e DEETC/ISEL) e João Casaleiro (FIT/ISEL e DEETC/ISEL).
A SOLVIT é uma das empresas incubas no ISEL.
Professor Nuno Cruz (FIT/ISEL e DEETC/ISEL)
Imagens: Terinov