Com o objetivo de promover a representação feminina na área de informática, nomeadamente em ciência da computação, engenharia da computação, computação, TIC, a professora Matilde Pós-de-Mina Pato (ADEETC/ISEL) foi nomeada delegada nacional (suplente) da ação COST (European Cooperation in Science and Technology) CA 19222 – EUGAIN (European Network For Gender Balance in Informatics).
Entre os resultados, a ação fornecerá à comunidade académica, formuladores de políticas, indústria e outras partes interessadas recomendações e diretrizes para abordar os seguintes desafios principais:
- Como fazer com que mais meninas escolham informática como curso superior;
- Como assegurar que as estudantes do sexo feminino terminam os estudos e desenvolvem carreiras de sucesso na área;
- Como incentivar mais mulheres com Ph.D. e investigadoras de pós-doutoramento a permanecer na carreira académica, candidatando-se a cargos de professoras em departamentos de Informática;
- Como apoiar e inspirar mulheres jovens nas suas carreiras e ajudá-las a superar os principais obstáculos que as impedem de alcançar posições de liderança.
A participação da professora Matilde Pato permitirá não só divulgar as diversas iniciativas nacionais na área, bem como estabelecer novos contactos para o desenvolvimento de mais projetos com vista à evolução do papel da mulher nesta área.
No dia 27 de janeiro, decorreu o primeiro de diversos webinars programados, cujo objetivo principal é inspirar missões científicas. Foram ainda apresentadas pela professora Patrícia Lago as Short-term scientific missions – STSM, visitas de intercâmbio entre investigadores envolvidos numa ação COST, permitindo aos cientistas visitar uma instituição ou laboratório noutro Estado-Membro COST.
Matilde Pós-de-Mina Pato é professora adjunta na ADEETC do ISEL, investigadora associada no IBEB-FCUL, membro do grupo FIT/ISEL e da equipa de Promotores CIÊNCIAVITAE.