O ISEL manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Michele Mengucci no passado dia 10 de janeiro.
Licenciado em Engenharia de Minas pela Universitá degli Studi em Bologna, Mestre em Recursos Terrestres e Doutor em Ciências da Engenharia pelo Instituto Superior Técnico (IST), trabalhou como consultor em processamento de imagens CPTEC-INPE, mapeamento de zonas queimadas com imagens por satélite.
Detinha sólidos conhecimentos em tecnologias digitais, multimédia matemática, física e robótica. Era investigador no CERENA (Centro de Recursos Naturais) e no CVRM (Centro Valorização Recursos Minerais) do IST, colaborando em diversos projetos académicos e científicos com a Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Universidade de Sussex, entre outras entidades, onde inclusivamente desenvolveu laboratórios.
Nos últimos anos exerceu funções como professor adjunto convidado no ISEL no Departamento de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, tendo publicado diversos artigos académicos e científicos.
Nos seus projetos de investigação interagia na “sonificação” da exploração das propriedades sinestésicas e terapêuticas do som através da programação informática, com recurso a sensores na criação de dispositivos e instalações multimédia interativas.
Muito dinâmico, empreendedor, ligado à cultura, artes, letras, teatro e música, tendo participado com as suas criações em inúmeros festivais, eventos e exposições artísticas nacionais e internacionais, pioneiro do Poetry Slam, Portugal SLAM e do Lab.I.O. (Lab for Int.)
Participou com as suas criações em inúmeros festivais, eventos e exposições artísticas nacionais e internacionais. Grande ativista, critico e defensor de causas.
Hoje, dia 16 de janeiro, depois das exéquias celebrar-se-á a vida do “Mick” entre família, amigos, música e poesia, das 17h00 às 23h00 no Jardim Romântico (Jardim Bombarda Arroios).
Neste difícil momento, o ISEL endereça à família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências.