A 2.ª edição do concurso de ideias ACE Challenge chegou ao fim, no dia 14 de julho, dia em que decorreu a apresentação dos seis projetos candidatos e a entrega dos prémios aos vencedores. O projeto Uripro do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa foi o vencedor. Reduzir o impacto das doenças nefrológicas graves com recurso a novas tecnologias disponíveis no mercado do Cyber-Physical-System para atuar ao nível da prevenção é o objetivo.
A equipa vencedora é constituída pelas estudantes do mestrado em Engenharia Biomédica do ISEL, Ana Moreno, Ana Correia e Raquel Pedro e Karina Soto do Centro Hospitalar de Setúbal, Sofia Pereira da iNova4 Health e Alessandro Fantoni (DEETC/ISEL e investigador Centro de Tecnologias e Sistemas - CTS), docente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
A proposta da equipa vencedora visa abrir o caminho às novas tecnologias disponíveis no mercado do Cyber-Physical-System para a prevenção de doenças nefrológicas. Com este projeto o objetivo é criar um sensor optoelétrico simples que deteta a presença de compostos elevados na urina, consoante a absorvância ou capacidade que os compostos têm em absorver radiações com comprimento de onda de 280 nm. O Cyber physical system fornece uma monitorização contínua e constante do estado de saúde da pessoa, permitindo prevenir e/ou controlar a desidratação, no mercado militar, mais especificamente nas forças especiais em que é de difícil acesso e monitorização da saúde do indivíduo.
Mais informação aqui.
Texto de CS/GCI IPL
Imagens de RR/estagiária do GCI IPL