No passado dia 17 de dezembro de 2024, o Auditório Principal do ISEL foi o palco de um evento marcante e repleto de história. No âmbito das comemorações do 50.º aniversário do ISEL, realizou-se o encontro intitulado: “O Movimento Associativo Estudantil do IIL ao ISEL no contexto da Academia de Lisboa – Testemunhos de antigos e atuais dirigentes associativos”.
Este evento foi uma verdadeira viagem no tempo, celebrando a importância do Movimento Associativo Estudantil (MAE) e o seu papel fundamental na criação e consolidação do ensino da engenharia em Portugal, com especial destaque para o impacto no ISEL.
Armando Sousa Teixeira (Presidente da ADAIIL em 1969/1970), Eduardo (Dirigente da ADAIIL em 1962/1965), Hélder Valério de Sousa (Presidente da ADAIIL em 1969), Apolónia Teixeira (Dirigente associativa entre 1971 e 1975), Jorge Raimundo (Membro da Direção da AEISEL em 1975/1976), Manuel Carvalho (Presidente da AEISEL em 1977/1978), João Graça (em representação da AEISEL), Dr. José Manuel Jara (Presidente da Pró-Associação de Medicina em 1971/72), Professor Doutor José Pacheco Pereira (cronista, político e professor universitário) e o Professor Doutor Elmano da Fonseca Margato (antigo estudante do ISEL e Presidente do IPL desde 2016), partilharam experiências e histórias que reforçaram a relevância do MAE ao longo das décadas.
Entre os presentes, estiveram representantes da Associação Desportiva e Académica do antigo Instituto Industrial de Lisboa (ADAIIL), da Associação de Estudantes do Instituto Industrial de Lisboa (AEIIL) e da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (AEISEL), entre outros e através dos seus testemunhos, foi possível reviver momentos marcantes da história do movimento associativo estudantil, desde as décadas de 1960 e 1970 até à atualidade, para além de representantes da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos.
A sessão foi moderada pelo Eng.º Manuel Carvalho (antigo estudante e professor do ISEL) e contou com uma abertura calorosa pela Vice-presidente do ISEL, Professora Cristina Borges, que deu as boas-vindas à vasta audiência presente no auditório. A abertura da cerimónia contou ainda com uma atuação especial de Francisco Naia e Vítor Sarmento, proporcionando um momento de grande inspiração e emoção.
Um dos pontos altos da cerimónia foi a homenagem ao Eng.º Armando Sousa Teixeira, pelo seu notável contributo para o estudo e preservação da história do Movimento Associativo Estudantil do IIL/ISEL. Foi-lhe entregue uma medalha de reconhecimento, juntamente com o convite para que o ISEL se torne, no futuro, o guardião do repositório histórico deste movimento.
O evento culminou com a cerimónia de descerramento das placas comemorativas dos 90 anos da ADAIIL e dos 50 anos do ISEL.
Este encontro foi mais do que uma celebração: foi um testemunho vivo da força transformadora do Movimento Associativo Estudantil e do legado que ele continua a construir para as futuras gerações de engenheiros.