Decorreu, no dia 23 de outubro, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2023/24.
A cerimónia, que foi também o momento comemorativo do aniversário do ISEL, celebrado a 21 de outubro, contou com a presença do Vice-Presidente do IPL, professor Manuel Matos, da Presidente da Associação de Estudantes, estudante Susana Campos, e da Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros, Engª. Lídia Santiago, entre outros convidados.
Coube a Susana Campos dar início às intervenções, recordando a origem do ISEL, o Instituto Industrial de Lisboa (IIL), e o relevante papel desempenhado pelos dirigentes associativos na história da instituição. Reafirmou ainda o compromisso em servir toda a comunidade, reiterando os 5 pilares essenciais deste mandato: a promoção da empregabilidade, a promoção da prática desportiva como combate ao abandono escolar, a melhoria da saúde mental e a integração dos novos estudantes.
Seguidamente, tomou a palavra o professor Manuel Matos, que se congratulou com o facto do ISEL ser uma das melhores escolas de engenharia do país e salientou a responsabilidade que advém da recém adquirida possibilidade de conferir doutoramentos por parte do ensino politécnico. Destacou ainda o importante contributo do ISEL no domínio da investigação.
“O mais importante são as pessoas, os nossos recursos humanos. O ISEL tem uma dimensão grande e complexa e todos os dias existem uma infinidade de tarefas e problemas para solucionar, é com eles que contamos.” afirmou o Presidente do ISEL, professor José Nascimento, na abertura do seu discurso, referindo-se ao significado que têm 25 anos de trabalho e dedicação ao ISEL. Dirigiu também uma palavra aos alunos presentes - aos novos alunos, agradecendo o facto de terem escolhido o ISEL; aos alunos diplomados, congratulando-se com o elevado patamar académico por eles atingido.
Em seguida, reiterou o compromisso em continuar a trabalhar para valorizar os recursos humanos e elencou as intervenções, já efetuadas e atualmente em curso, nas infraestruturas do campus, como sejam a reabilitação das fachadas do edifício A, a substituição da iluminação interior, a substituição integral do anel de abastecimento de água, a reabilitação dos gabinetes dos serviços, a modernização dos sistemas de videoconferência em todos os auditórios, ou as intervenções em 15 laboratórios, entre reabilitação de existentes e construção de novos, referindo que as mesmas se traduzem num investimento de cerca 1.700 000 mil euros em equipamentos e requalificação.
O Presidente do ISEL relembrou a importância das medidas de apoio aos estudantes. “Desafios igualmente centrais são o combate ao abandono escolar e ao insucesso académico”, destacando as iniciativas do Espaço de Apoio ao Aluno, sob a tutela da Vice-Presidente Cristina Borges, e exortando a comunidade a empenhar-se na procura e adoção de medidas pedagogicamente inovadoras.
Para finalizar a sua intervenção, apresentou aos convidados o projeto da nova residência, planeada para o campus Norte, um edifício que, alinhado com os objetivos estratégicos da Direção no que à sustentabilidade diz respeito, prima por ser neutro em emissões de CO2. Numa breve descrição do projeto, assinalou que este pretende aliar um contributo para a solução do problema do alojamento estudantil, com a oferta de 230 camas, à opção por respostas alinhadas com os desafios ambientais da atualidade, ao proporcionar aos estudantes e à comunidade um edifício muito inovador, que irá constituir um laboratório vivo.
Após estas intervenções subiram ao palco os trabalhadores docentes e não docentes que completam este ano 25 anos ao serviço do ISEL.
De seguida, o momento foi dedicado aos estudantes com melhor desempenho académico no ano de 2021/2022, nos cursos de licenciatura e de mestrado. A Ordem dos Engenheiros, representada na sessão pela Vice-Presidente Engª. Lídia Santiago, agraciou estes alunos e, aquando da entrega dos diplomas conferidos por esta ordem profissional, a Engª. Lídia relembrou a “casa” onde foi docente durante 34 anos e na qual ajudou a formar inúmeros diplomados em engenharia.
Seguiu-se a entrega dos Prémios de Excelência, atribuídos a alunos que ingressaram no ISEL no ano letivo 2023/2024 com média igual ou superior a 16 valores.
O Departamento de Física do ISEL, representado pela sua presidente, a professora Catarina Leal, procedeu à entrega dos Prémios Francisco da Fonseca Benevides, e respetivas menções honrosas, aos estudantes com mérito académico excecional nas unidades curriculares lecionadas por este departamento.
A sessão terminou com a atuação da Estudantina Académica do ISEL, tendo-se seguido um Porto de Honra.