A cerimónia comemorativa do 38.º aniversário do Politécnico de Lisboa decorreu no dia 9 de julho de 2024, no Auditório Vianna da Motta, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Neste dia, o Professor Doutor José Pacheco Pereira foi agraciado com a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito do IPL, como reconhecimento público do seu percurso de vida enquanto cidadão, político, historiador, sempre com foco na liberdade.
Na cerimónia comemorativa foram também entregues os Prémio Científicos IPL-CGD 2024, que resultam de uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos, representada no evento por Ana Margarida Felizol. O objetivo deste prémio é incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e pessoal não docente, nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias. Foram entregues neste dia três Prémios de Excelência e seis Diplomas de Mérito.
O professor Rui Ribeiro dos Santos (DF/ISEL), foi agraciado com Prémio de Excelência em Tecnologias e Engenharias e professora Cecília Calado (DEQ/ISEL) com o Diploma de Mérito também na área de Tecnologias e Engenharias.
A professora Alexandra Rodrigues (assessora da direção e DEM/ISEL ) foi reconhecida com o Prémio de Excelência em Tecnologias pelas Atividades com relevância na comunidade 2024.
O estudante do ISEL Paulo Gabriel Rodrigues recebeu o Prémio Belas Letras 2024 na categoria Poesia. Este prémio pretende promover o prazer da escrita.
Ver no flickr
Flickr photos from the 38.º Aniversário do Politécnico de Lisboa album.
23/07/2024
A primeira edição do Bootcamp for Girls – Portugal decorreu entre os dias 4 e 7 de julho, no Campus da Universidade de Aveiro, reunindo 24 jovens raparigas, oriundas de 16 países europeus, para além de Portugal, incluindo Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Sérvia e Suíça.
Organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, Centro Internet Segura, Cybersecurity Challenge Portugal e Universidade de Aveiro, com o apoio da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), este evento teve como principal objetivo promover a atratividade da cibersegurança e segurança da informação entre jovens raparigas, estudantes do ensino secundário e superior. A iniciativa que contou com a participação de 4 estudantes do ISEL, proporcionou uma formação e treino abrangente, estimulando a criação de redes de contacto e relações futuras entre as participantes.
As alunas Catarina Pedro e Filipa Machado, da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores e Inês Marques e Leonor Lobo, do Mestrado em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações, aceitaram o desafio lançado pelos professores Nuno Cruz (DEETC/ISEL FIT/ISEL) e José Simão (DEETC/ISEL FIT/ISEL), tendo sido acompanhadas pelo Eng. Nuno Pires, responsável de cibersegurança do Instituto Politécnico de Lisboa.
As jovens portuguesas tiveram a oportunidade de interagir com alguns dos melhores talentos europeus, num modelo de aprendizagem colaborativa.
Ao partilhar a sua experiência Leonor Lobo destacou a experiência transformadora e a importância de aprender num ambiente de apoio. Inês Marques ressaltou o valor da iniciativa para o desenvolvimento de novas habilidades e a importância de proteger a informação e manter a segurança online. Filipa Machado e Catarina Pedro elogiaram a combinação de aprendizagem intensiva e atividades recreativas, destacando o acolhimento caloroso e a inspiração gerada pelo evento.
O Bootcamp for Girls foi uma iniciativa inspiradora que promoveu a aprendizagem, a colaboração e o fortalecimento da presença feminina na cibersegurança, alinhando-se com os esforços do ISEL em apoiar a diversidade e inclusão nas áreas STEM.
18/07/2024
Para começar a sessão de abertura no auditório principal do ISEL, o administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu, deu as boas-vindas ao grupo e assinalou: “esta é a sexta edição da Academia Politécnico Lx, o que faz de vocês o grupo que alcança a marca dos 300 participantes”. A Pró-Presidente do IPL para a área da Comunicação Estratégica, Ana Raposo, também marcou presença na sessão de abertura, e fez questão de ressaltar o esforço de todos os envolvidos na organização desta academia. Para concluir a sua intervenção, Ana Raposo disse querer que “esta seja uma boa viagem ”para os participantes e “para aquilo que vocês pretendem para o ensino superior”.
A primeira atividade deste dia era convidativa para mentes e pernas enérgicas. Estava na altura de percorrer todas as áreas contidas no ISEL no peddy-paper “Tudo isto é engenharia!”. As quatro equipas, acompanhadas por mentores que estudam em cursos de licenciatura e mestrado, percorreram os diferentes pavilhões e salas do ISEL.
Em três horas, os participantes iam saber “o que é a engenharia e o que o ISEL oferece”, disse o responsável pela atividade Paulo Barroca. Além de “meter as mãos na massa”, os participantes iam conhecer os vários departamentos da Escola, passando pela Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Automação, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e Computador, Física e Matemática.
Durante estas três horas, as equipas competiram, sempre de forma saudável, para conseguir vencer esta atividade. Vencia a equipa com mais pontos e não a primeira a chegar à meta. Foram conduzidas diferentes experiências, descobriu-se o ph de soluções, construiu-se pontes, visitaram-se diferentes oficinas e laboratórios e tentaram decifrar-se criptogramas.
Tudo se resumiu a um ponto de diferença, mas no final a vitória sorriu à equipa azul. Como prémio pela participação dedicada nesta atividade, todos os participantes foram brindados com um saco do ISEL.
Para concluir a atividade tirou-se uma foto de família e os participantes seguiram para mais uma refeição, que se seguiu de um tempo livre onde puderam continuar a conhecer-se melhor, depois do Speed Dating que ocorreu antes de almoço.
Texto e imagens de Fórum Estudante
17/07/2024
De 1 a 5 de julho, o ISEL promoveu o ISEL Energy Week, um evento dedicado à exploração de tecnologias de energia sustentável. Durante uma semana, os participantes de origem do ensino secundário, do ensino superior, colaboradores de empresas parceiras e docentes, tiveram a oportunidade de visitar diversas empresas, infraestruturas e locais inovadores, enriquecendo assim os seus conhecimentos sobre energias renováveis e soluções tecnológicas avançadas.
A semana teve início com a receção no ISEL e experiências nos laboratórios, seguindo-se a visita ao Smart Campus da Siemens em Alfragide, onde os participantes conheceram tecnologias avançadas de gestão de energia e soluções de automação.
No dia seguinte, já em modo “on the road”, decorreu a visita ao terminal de gás natural liquefeito da REN localizado em Sines, que permitiu aos participantes compreenderem o papel do gás natural na transição energética, visitando as infraestruturas e os processos envolvidos na gestão deste recurso. Um dos pontos altos deste dia foi o encontro com os representantes do projeto de produção de hidrogénio e amoníaco verde da MadoquaP2X, um vetor energético decisivo e emergente com grande potencial para a sustentabilidade energética em Portugal.
Já no terceiro dia, no projeto Molten Salt Platform gerido pela Universidade de Évora, foram exploradas as aplicações dos sais fundidos em sistemas de armazenamento de energia, uma solução promissora para a estabilidade das redes de energia renovável. Seguiu-se a visita à central hídrica de Alqueva e à central solar flutuante da EDP, cujo acesso é realizado através de um muito agradável percurso de barco na albufeira da barragem, e à correspondente infraestrutura de armazenamento de energia, o que destacou a enorme importância de sistemas híbridos de energias renováveis (hídrica e solar) e armazenamento (bombagem e baterias).
No quarto dia, a visita à fábrica da Arquiled na vila de Mora focou-se na tecnologia de iluminação inteligente LED, demonstrando como esta pode contribuir para a redução do consumo energético e para a eficiência luminosa. O modo “on the road” terminou com a visita ao parque eólico de Galegos da EDP, localizado na zona oeste da grande Lisboa.
O ISEL Energy Week é uma experiência imersiva onde se combina a vertente de visitas técnicas com a interação de proximidade com profissionais da área de energia, permitindo a partilhar conhecimentos e vivenciar inovações em primeira mão. O evento proporcionou oportunidades únicas de visitar locais normalmente inacessíveis ao público, fazendo deste programa uma experiência única e enriquecedora. A excelente dinâmica de grupo e o convívio foram essenciais para o sucesso do evento, deixando uma marca significativa nos participantes.
Ver no flickr
Flickr photos from the ISEL Energy Week 2024 album.
15/07/2024
O ISEL, reafirmando o seu compromisso como instituição de ensino superior dedicado à criação, transmissão e difusão da ciência, tecnologia e cultura, cedeu o seu campus para as filmagens de uma longa-metragem e uma curta-metragem. Estas iniciativas refletem a visão do ISEL na prestação de serviços à comunidade, proporcionando um espaço para projetos criativos e inovadores.
A longa-metragem, produzida pela AMA - Academia Mundo das Artes, transformou o campus num cenário cinematográfico. O realizador, Fábio Rebelo, e o Diretor de Atores, Paulo Ferreira, escolheram o ISEL pela sua arquitetura única e pelo ambiente que a instituição oferece.
O ISEL disponibilizou também espaços para a realização de uma curta-metragem, produzida pelos alunos finalistas do curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema. A curta, intitulada "TEMPESTADES" é realizada por Luz Silva, contando com Inês Gomes Costa como Diretora de Produção e com o argumento de Carolina Câmara. Esta colaboração demonstra a versatilidade do ISEL como centro dinâmico e aberto a diversas formas de expressão cultural e o espírito colaborativo entre as diferentes Escolas do Instituto Politécnico de Lisboa.
"Estamos entusiasmados por apoiar estes projetos. A nossa missão inclui não apenas a excelência académica, mas também o apoio a iniciativas culturais e artísticas que enriquecem a nossa comunidade. Para além de promoverem o talento de jovens cineastas, também destacam a capacidade do Instituto em se envolver em projetos que ultrapassam as fronteiras da engenharia e tecnologia." afirmou o Presidente do ISEL, professor José Nascimento.
12/07/2024
De 3 a 5 de julho, a Feira Internacional de Lisboa (FIL) foi palco do CONGREGA 2024, um congresso dedicado à gestão de ativos de engenharia. O evento contou com a participação de diversos especialistas e profissionais do setor, promovendo debates e a troca de conhecimentos sobre temas emergentes e relevantes na área.
Entre os participantes, destacou-se a presença do professor Nuno Cruz (DEETC/ISEL e FIT/ISEL), convidado pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET). O professor participou na sessão dedicada à Cibersegurança, apresentando uma palestra intitulada "Cibersegurança Descentralizada na Gestão de Ativos Críticos de Engenharia".
A apresentação do professor Nuno Cruz abordou a importância de implementar estratégias de cibersegurança descentralizada para proteger os ativos críticos de engenharia. Destacou os desafios e as soluções inovadoras para garantir a resiliência e a integridade dos sistemas num contexto onde as ameaças com origem no ciberespaço são cada vez mais sofisticadas e frequentes. A sessão despertou interesse entre os participantes, sublinhando a relevância do tema para o futuro da gestão de ativos de engenharia.
Imagem: OET