Passar para o conteúdo principal

5 de novembro, World Tsunami Awareness Day

Tsunami
05 Nov 2021

No dia 5 de novembro assinala-se o "World Tsunami Awareness Day", Dia Mundial para a Sensibilização do Risco de Tsunamis, com vista a incentivar uma tomada de consciência global sobre tsunamis e riscos associados, a redução dos seus impactos e a preparação das populações para o caso da ocorrência de um evento deste tipo. Atendendo a que Portugal apresenta um risco significativo dada a sua proximidade da fronteira de placa Africa/Eurásia, e dado que tivemos um sismo e tsunami altamente destrutivo em 1755, é importante aumentar a consciencialização da população em geral, e dos mais jovens em particular, para este tipo de eventos.

Nesse sentido, o Grupo de Trabalho sobre Investigação, Monitorização e Alerta Precoce de Tsunamis (GT-IMAT), do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO), presidido pela professora Maria Ana Baptista (DF/ISEL), está a promover a difusão do folheto, preparado pelo Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU), que inclui informação sobre o que são tsunamis e o respectivo risco para Portugal, assim como informação útil sobre sinais precoces e o que fazer antes, durante e após um evento deste tipo.

Portugal encontra-se coberto pelo Centro Nacional de Alerta de Tsunamis (IPMA) juntamente com o Centro Françês de Alerta de Tsunamis (CENALT), os quais se encontram integrados na rede NEAMTWS - North-Eastern Atlantic, the Mediterranean and connected seas Tsunami early Warning and Mitigation System.

O Centro Nacional de Alerta de Tsunamis do IPMA foi criado em Novembro de 2017, funciona 24h por dia, 7 dias por semana, fazendo o acompanhamento da informação recebida, em tempo real, das estações sismográficas e maregráficas da rede nacional, que inclui Portugal continental, Açores e Madeira. A informação é ainda complementada com dados de redes de observação similares disponibilizada por entidades de outros países. Foi acreditado internacionalmente, em dezembro de 2019, pelo grupo de coordenação intergovernamental para o NEAMTWS, disponibilizando serviços para vários países do Atlântico Nordeste, nomeadamente Espanha, Marrocos, França, Reino-Unido, Dinamarca e Alemanha. Em caso de perigo, o Centro emite mensagens de aviso para os pontos focais nacionais, em particular para o sistema nacional de proteção civil, as quais contêm informação preliminar sobre os sismos, indicando se há (ou não) uma ameaça de tsunami, quais as regiões que poderão ser afetadas e quais os tempos de chegada expectáveis para a primeira onda do tsunami. Simultaneamente são disseminadas mensagens similares para os pontos focais dos vários países do NEAMTWS subscritores do serviço do IPMA. Um dos constrangimentos do Centro de Alerta do NEAMTWS é a inexistência de observação em oceano profundo, o que implica maiores latências na deteção e confirmação da ocorrência de um Tsunami, sendo essencial a aposta na aquisição de capacidade de monitorização neste domínio.

Saiba mais aqui.