O ISEL teve uma participação de relevo na edição de 2024 do Prémio Geração Digital, uma iniciativa promovida pela Siemens com o objetivo de incentivar jovens talentos a contribuir para a modernização da indústria nacional. Entre os 12 projetos concorrentes, oriundos de 7 universidades e institutos nacionais, 5 equipas foram selecionadas para a fase final, incluindo a equipa do ISEL.
Caetano Gaspar, aluno do Mestrado em Engenharia Mecânica (MEM), representou o ISEL na competição, com a orientação do Professor Francisco Campos (DEM/ISEL) e do Professor Mário Mendes (DEM/ISEL). O projeto apresentado, intitulado "Comissionamento virtual de uma linha de produção de máscaras cirúrgicas", destacou-se entre os melhores, sendo finalista do concurso.
A final decorreu no dia 24 de janeiro de 2025, nas instalações da Siemens em Alfragide, onde os cinco finalistas apresentaram os seus projetos perante um júri composto por profissionais da Siemens, da Ordem dos Engenheiros, da Cadflow e da BOOL.
O projeto do ISEL foi um dos cinco melhores, reforçando a qualidade e o talento dos estudantes da nossa instituição.
Como finalista do TOP 5, o ISEL recebeu um training package SIMATIC IoT2050 e um IoT2000 input/output module, equipamentos que serão utilizados no laboratório de apoio a unidades curriculares do MEM e da Licenciatura em Engenharia Mecânica (LEM). A Siemens e a Cadflow ofereceram também 100 licenças do software SIEMENS NX (50 - NX Academic - Core & CAD XaaS e 50 - NX Academic - CAE & CAM XaaS, válidas até 2027, que já estão disponíveis para alunos e docentes do ISEL. Além disso, ofereceram uma licença do software Mechatronic Concept Design (MCD) para o Caetano Gaspar desenvolver o seu projeto e o trabalho final de mestrado (TFM).
O Prémio Geração Digital 2024 foi uma oportunidade única para demonstrar a capacidade inovadora dos nossos estudantes.