Passar para o conteúdo principal

Green Week, o evento sustentável de sucesso

green week
09 Jun 2022

Na semana de 23 a 27 de maio realizou-se a primeira Green Week do ISEL, enquadrada no Programa Eco-Escolas em curso, dedicada ao tema da sustentabilidade ambiental e social.

O ISEL tem vindo a desenvolver uma série de atividades com a sua comunidade interna, mas também com uma série de parceiros externos, como a CML, a EPAL, a Junta de Freguesia de Marvila, o Desafio Vegetariano Portugal, a Valor Sul, a Terra Composta, entre outras, visando discutir, implementar e sensibilizar a comunidade para medidas que promovam a sustentabilidade ambiental e social da instituição e que contribuam ativamente para a redução da sua pegada de carbono.

Durante a Green Week foram realizados uma série de atividades que visaram dar palco às múltiplas iniciativas que têm sido desenvolvidas pela comunidade no Campus do ISEL, em áreas tão distintas como a Água, a Energia, os Resíduos, o Ar, a Alimentação, a Biodiversidade, etc. 

Nesse sentido foi realizada uma exposição de posters com trabalhos dos alunos, foram promovidas 2 tardes de tertúlias com estudantes com apresentação de trabalhos por eles realizados, foi construído um hotel de insetos e realizada uma ação de plantação no Campus. Foi também realizada uma feira de produtos sustentáveis apostando em pequenas empresas locais que se preocupam em oferecer ao consumidor produtos de menor impacto ambiental. Para tal contou-se com as empresas Luadia Terapias, Mundo Vegetariano, Os Doces do João, Outros Montes, Pikikos, Solua Natura, True Munchies, Whinotsoda e Wops.

Foram ainda realizados 2 workshops, um sobre compostagem e outro sobre transformação de óleos usados em biodiesel, e realizaram-se 2 webinars que permitiram ter uma série de oradores e participantes de múltiplas zonas geográficas.  Um dos webinars centrou-se em “Outras fontes de água” e contou com os oradores Ana Galvão do IST, Pedro Sampaio da Oficina da água, Hugo Silva do ISEL e a Ana Paula Maló da APA. O outro webinar pretendeu ser uma reflexão sobre “voluntariado e sustentabilidade social” e contou com os oradores Isabel Castro Fernandes da Refood, Susana Cravo da Kutsaca, Jorge Pina da Associação Jorge Pina, Cristina Simões do Centro de Promoção Social Prodac e Austin Silva Mota da Serve the City.

No último dia do evento promoveu-se num ambiente lúdico e de convívio, ao ar livre e com animação musical, um torneio de futebol e a oferta de comida vegetariana e de bebidas artesanais. Foi ainda realizado um peddy paper para recolha de resíduos no Campus e foi passado um filme (com óculos de realidade virtual) sobre gestão de resíduos, pela Camara Municipal de Loures. O dia terminou com um lanche de baixa pegada de carbono e a atuação da Estudantina do ISEL.

Houve o cuidado de reduzir a quantidade de papel associada a este evento, bem como não permitir o uso de plásticos de uso único, nas várias atividades desenvolvidas.
Foi sem dúvida um evento cheio de alegria e convívio, mas de baixo impacto ambiental, e que se pretende repetir nos próximos anos, de forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de promover ações consistentes para mitigar as alterações climáticas e dar visibilidade às boas práticas e aos trabalhos desenvolvidos na instituição, quer a nível curricular quer a nível extra-curricular.

Imagens dos vários eventos disponíveis aqui.

 

Flickr photos from the Green Week - Peddy Paper album.


Ver no flickr