Passar para o conteúdo principal
Serviço de Comunicação e Imagem
Submetido por SCI a 3 September 2024

Em que consiste

Se sentes dificuldades a nível pessoal, emocional, social ou académico, pondera algum tipo de apoio ou acompanhamento. O Espaço de Apoio ao Aluno também cá está para te dar este apoio. Temos diferentes áreas de atuação, sendo que o tipo de intervenção dependerá do problema apresentado e do tipo de ajuda pretendido: 
O pedido de acesso aos acompanhamentos individuais deve ser realizado através do seguinte formulário.

Apoio Psicológico

Serviço dedicado a apoiar os/as estudantes a enfrentar desafios emocionais, relacionais, académicos e pessoais, promovendo o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e a saúde mental dos alunos do ISEL.

Apoio Psicopedagógico

Capacitação dos/as estudantes para alcançarem o seu potencial máximo, promovendo hábitos, métodos e técnicas de estudo, e aumentando a sua autoconfiança e autoconceito académico.

Orientação e Aconselhamento de Carreira

 Apoio à exploração e construção de um plano de carreira alinhado com as capacidades/aptidões, interesses e valores individuais de cada estudante, promovendo o bem-estar e facilitando a transição para o mercado de trabalho.


Perguntas frequentes

Será que os meus problemas são “grandes” o suficiente? 

Em função da história de cada um de nós, o impacto de certos momentos na nossa vida é vivido de forma muito particular. O que pode parecer insignificante para alguns, pode ser extremamente desafiador para outros. No EAA, cada estudante é recebido/a como um ser humano único, e todas as dificuldades são válidas e acolhidas.

Quem realiza o apoio psicológico do Espaço de Apoio ao Aluno do ISEL?

Os atendimentos são realizados por psicólogos/as do EAA, com áreas de especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde ou da Educação e Aconselhamento.

Posso escolher o/a psicólogo/a?

No EAA, a atribuição do/a psicólogo/a será feita em função da necessidade do/a estudante e da área de especialização de cada psicólogo/a, assim como da disponibilidade de horário do/a mesmo/a para os atendimentos. O/a estudante poderá solicitar mudança de profissional, caso seja possível dentro da equipa. No entanto, fica a garantia de que todos possuem a formação adequada.

A quem se destina?

Os atendimentos individuais disponibilizados pelo EAA são destinados a todos/as os/as estudantes do ISEL que se encontrem matriculados/as no ano letivo em questão.

Quem é que fica a saber? 

O EAA garante a confidencialidade para com os seus clientes, sendo um espaço de confiança e segurança.

Como posso ter acesso?
  • O pedido de acesso aos acompanhamentos individuais deve ser realizado através do seguinte formulário, indicando a valência que procura dar resposta. Em alternativa, fala connosco presencialmente (sala C. 0.20.1.) ou envia-nos um e-mail para psicologo@isel.pt
  • Após a submissão do mesmo, o EAA entra em contacto com o/a estudante, por email, solicitando a resposta a um conjunto de questões que ajudarão a equipa do EAA a caracterizar a necessidade manifestada;
  • Após devolução por e-mail, ao EAA, dos questionários preenchidos, o EAA agenda com o/a estudante uma sessão de triagem;
  • Posteriormente, o/a estudante em questão é contactado/a pela/o psicóloga/o que o/a irá acompanhar para agendamento de uma primeira sessão;
  • Os horários dos atendimentos posteriores serão definidos entre o/a estudante e a/o psicóloga/o que o/a irá acompanhar.

Funcionamento das consultas

  • O agendamento das sessões individuais é realizado diretamente entre o/a psicólogo/a do EAA e o/a estudante
  • As sessões individuais têm uma duração de 50 minutos
  • As sessões podem ser semanais ou quinzenais, dependendo do tipo de pedido efetuado, sendo orientadas para objetivos terapêuticos definidos
  • Os/as estudantes poderão ter até 16 sessões individuais. Após a finalização deste nº de sessões, mediante uma avaliação de progresso, poderá haver uma extensão do nº de sessões, a acordar entre o/a psicólogo/a e o/a estudante, caso esta se justifique
  • Os atendimentos poderão ser realizados presencialmente nas instalações do ISEL ou remotamente sempre que o/a estudante consiga garantir condições de privacidade que a natureza do atendimento o exija
  • O/a estudante deve comparecer à hora marcada, tendo 10 minutos de tolerância. Na ausência de qualquer aviso prévio, após este período, a não comparência será dada como falta
  • No caso de necessidade de desmarcação de uma sessão, o/a estudante deve avisar a/o psicóloga/o que o/a acompanha com pelo menos 24h úteis de antecedência da respetiva sessão
  • O/a estudante deixará de beneficiar do acesso aos acompanhamentos individuais após duas faltas sem aviso prévio à/ao psicóloga/o que o/a está a acompanhar ou três faltas, mesmo com aviso prévio
  • De modo a avaliar o progresso terapêutico, haverá momentos regulares de monitorização da evolução dos(as) estudantes, com aplicação de questionários específicos de avaliação do estado psicológico
  • Sempre que se justifique, devido à limitação de horários disponíveis pela equipa do EAA, o/a estudante poderá ter de ficar em lista de espera, ou ser encaminhado para parceiros de modo a não ficar sem resposta ou a reduzir o tempo de espera
  • O gabinete funciona de acordo com as normas deontológicas e éticas da psicologia, nomeadamente no que diz respeito à garantia de confidencialidade