Passar para o conteúdo principal
Serviço de Comunicação e Imagem
Submetido por SCI a 3 September 2024

Em que consiste

Se sentes dificuldades a nível pessoal, emocional, social ou académico, pondera algum tipo de apoio ou acompanhamento. O Espaço de Apoio ao Aluno também cá está para te dar este apoio. Temos diferentes áreas de atuação, sendo que o tipo de intervenção dependerá do problema apresentado e do tipo de ajuda pretendido: 
O pedido de acesso aos acompanhamentos individuais deve ser realizado através do seguinte formulário.

Apoio Psicológico

Serviço dedicado a apoiar estudantes a enfrentar desafios emocionais, relacionais, académicos e pessoais, promovendo o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e a saúde mental da comunidade estudantil do ISEL.

Apoio Psicopedagógico

Capacitação das pessoas estudantes para alcançarem o seu potencial máximo, promovendo hábitos, métodos e técnicas de estudo, e aumentando a sua autoconfiança e autoconceito académico.

Orientação e Aconselhamento de Carreira

 Apoio à exploração e construção de um plano de carreira alinhado com as capacidades/aptidões, interesses e valores individuais de cada estudante, promovendo o bem-estar e facilitando a transição para o mercado de trabalho.


Perguntas frequentes

Será que os meus problemas são “grandes” o suficiente? 

“Será que os meus problemas são grandes o suficiente?” > Em função da história de cada um de nós, o impacto de certos momentos na nossa vida é vivido de forma muito particular. O que pode parecer insignificante para alguns, pode ser extremamente desafiador para outros. No EAA, cada pessoa é recebida como um ser humano único, e todas as dificuldades são válidas e acolhidas.

Quem realiza o apoio psicológico do Espaço de Apoio ao Aluno do ISEL?

Os atendimentos são realizados pela equipa do EAA, com áreas de especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde ou da Educação e Aconselhamento.

Posso escolher a pessoa da equipa que me irá acompanhar?

No EAA, a atribuição de uma pessoa da equipa será feita em função da necessidade de cada estudante e da área de especialização de cada profissional, assim como da disponibilidade de horário deste profissional para os atendimentos. Qualquer estudante poderá solicitar mudança de profissional, caso seja possível dentro da equipa. No entanto, fica a garantia de que todas as pessoas possuem a formação adequada.

A quem se destina?

Os atendimentos individuais disponibilizados pelo EAA são destinados a todas as pessoas da comunidade estudantil do ISEL que se encontrem matriculadas no ano letivo em questão.

Quem é que fica a saber? 

O EAA garante a confidencialidade para com todas as pessoas, sendo um espaço de confiança e segurança.

Como posso ter acesso?
  • O pedido de acesso aos acompanhamentos individuais deve ser realizado através do seguinte formulário, indicando a valência que procura dar resposta. Em alternativa, fala connosco presencialmente (sala C. 0.2.06.) ou envia-nos um e-mail para eaa.psicologo@isel.pt
  • Após a submissão do mesmo, o EAA entra em contacto com a pessoa, por email, solicitando a resposta a um conjunto de questões que ajudarão a equipa do EAA a caracterizar a necessidade manifestada;
  • Após devolução por e-mail, ao EAA, dos questionários preenchidos, o EAA agenda com a pessoa uma sessão de triagem;
  • Os horários dos atendimentos posteriores serão definidos entre cada estudante e a pessoa da equipa do EAA que irá proceder ao acompanhamento.

Funcionamento das consultas

  • O agendamento das sessões individuais é realizado diretamente entre a pessoa da equipa do EAA e a pessoa que solicitou o apoio
  • As sessões individuais têm uma duração de 50 minutos
  • As sessões podem ser semanais ou quinzenais, dependendo do tipo de pedido efetuado, sendo orientadas para objetivos terapêuticos definidos
  • Cada estudante poderá ter até 16 sessões individuais. Após a finalização deste n.º de sessões, mediante uma avaliação de progresso, poderá haver uma extensão do n.º de sessões, a acordar entre as duas partes, caso esta se justifique
  • Os atendimentos poderão ser realizados presencialmente nas instalações do ISEL ou remotamente sempre que a pessoa consiga garantir condições de privacidade que a natureza do atendimento o exija
  • A pessoa deve comparecer à hora marcada, tendo 10 minutos de tolerância. Na ausência de qualquer aviso prévio, após este período, a não comparência será dada como falta
  • No caso de necessidade de desmarcação de uma sessão, a pessoa estudante deve avisar a pessoa que o acompanha com pelo menos 24h úteis de antecedência da respetiva sessão
  • A pessoa deixará de beneficiar do acesso aos acompanhamentos individuais após duas faltas sem aviso prévio (retirar à/ao psicóloga/o que o/a está a acompanhar) ou três faltas, mesmo com aviso prévio
  • De modo a avaliar o progresso terapêutico, haverá momentos regulares de monitorização da evolução de cada estudante, com aplicação de questionários específicos de avaliação do estado psicológico
  • Sempre que se justifique, devido à limitação de horários disponíveis pela equipa do EAA, a pessoa poderá ter de ficar em lista de espera, ou ser encaminhada para parceiros de modo a não ficar sem resposta ou a reduzir o tempo de espera
  • O gabinete funciona de acordo com as normas deontológicas e éticas da psicologia, nomeadamente no que diz respeito à garantia de confidencialidade