Dia 24 de junho de 2026 marca o lançamento do novo podcast “ISEL Ciência”, uma iniciativa dedicada à divulgação da investigação desenvolvida na instituição e à partilha de conhecimento com a comunidade académica e o público em geral.O podcast surge com o propósito de divulgar o conhecimento produzido no ISEL, através de conversas com os seus investigadores. Em cada episódio, serão apresentados projetos, resultados e percursos que refletem o contributo do ISEL para o avanço da ciência, da tecnologia e da engenharia, evidenciando o impacto da investigação na resposta aos desafios da sociedade.Para Elisabete Alegria, Vice-Presidente do ISEL para a área científica, I&D e projetos, esta iniciativa resulta da vontade de dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido na instituição: “Todos os dias, a comunidade do ISEL desenvolve investigação e inovação que contribuem para responder a desafios científicos, tecnológicos, ambientais e sociais. Para dar a conhecer esse trabalho, lancei ao Serviço de Comunicação e Imagem o desafio de criar um espaço dedicado à divulgação científica. O podcast ISEL Ciência materializa essa visão e assinala um importante passo na valorização do conhecimento gerado na nossa instituição.”A responsável destaca ainda a importância da participação nesta nova plataforma para a promoção da investigação e inovação desenvolvidas no ISEL: “Conto agora com o entusiasmo e o envolvimento de todos para que esta iniciativa continue a crescer e a dar voz à ciência no ISEL.”O primeiro episódio tem como convidado Pedro Mendes Jorge, docente do Departamento de Engenharia Informática do ISEL e investigador nas áreas de visão computacional e aprendizagem automática. O convidado apresenta o projeto ICSE Science Factory, que tem como missão promover a literacia em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). A iniciativa destaca-se pelo seu enfoque na aproximação entre a ciência e a sociedade, envolvendo estudantes e o público em geral em atividades de sensibilização e aprendizagem. Um dos seus objetivos centrais é, ainda, incentivar os jovens — e em particular as raparigas — a seguir carreiras nas áreas STEM, contribuindo para uma maior diversidade e inclusão no setor.Ouça o primeiro episódio, aqui.
Os estudantes do ISEL estiveram em evidência na edição de 2026 do ACE Camp, uma iniciativa promovida pelo Politécnico de Lisboa (IPL), dedicada à promoção da inovação e do empreendedorismo na comunidade académica. O grande vencedor da competição foi o projeto InSign, que contou com a participação de Rodrigo Neves, estudante do ISEL. A solução desenvolvida aposta em tecnologia de Edge AI para promover a autonomia de profissionais de saúde — médicos e enfermeiros — no atendimento à comunidade surda/muda em Portugal, contribuindo para cuidados de saúde mais inclusivos e eficientes.Já o segundo lugar, o projeto Handies, contou com o estudante do ISEL Rafael Romão na equipa. Esta proposta centra-se no desenvolvimento de produtos escolares universais, pensados para responder às necessidades de crianças com diferentes capacidades motoras e sensoriais, promovendo maior autonomia, conforto e participação no processo de aprendizagem.Inovação interdisciplinar com impactoO ACE Camp 2026 contou com a participação de 21 estudantes de várias escolas, do IPL que, ao longo de seis sessões de formação, desenvolveram projetos inovadores. Integrado na Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo (ACE), o ACE Camp tem como objetivo desenvolver competências nas áreas da inovação, criatividade e empreendedorismo, incentivando o trabalho colaborativo e o espírito empreendedor entre os estudantes.A apresentação final dos projetos e a cerimónia de entrega de prémios decorreram a 14 de maio de 2026, no Salão Nobre dos Serviços da Presidência do IPL.Fotografias: IPL[flickr-photoset:id=72177720333727752, size=q, num=10]Ver no flickr
João Fidalgo, estudante finalista da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEL, destacou-se no Campeonato Nacional Universitário de Natação em Piscina Longa 2026, ao conquistar duas medalhas de ouro nas provas de 50 metros Livres S10 Adaptados e 50 metros Mariposa S10 Adaptados.O estudante do ISEL competiu em representação do Politécnico de Lisboa (IPL), com o apoio da Federação Académica (FAIPL) e dos Serviços de Ação Sociais (SASIPL) da instituição, demonstrando um elevado nível competitivo. O seu desempenho contribuiu para o total de quatro medalhas alcançadas pelo IPL nesta competição, reforçando o papel da instituição na promoção do desporto universitário de excelência. Além das conquistas de João Fidalgo, também Carolina Viana, estudante da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), conquistou o 1.º lugar em 400 metros Livres e o 2.º lugar em 100 metros Livres.A competição decorreu em maio de 2026, no Complexo Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra, reunindo 196 estudantes-atletas, num evento organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e pela Associação Académica de Coimbra.Fotografia: FADU
No passado dia 29 de maio, o Pátio da Borracheira acolheu mais um almoço-convívio, promovido pelo Desafio Vegetariano, no âmbito das iniciativas do programa ISEL Eco-Campus.A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade académica para a pegada de carbono associada ao consumo excessivo de proteína animal, demonstrando como pequenas alterações nas escolhas alimentares podem contribuir para a redução do impacto ambiental. O menu vegetariano incluiu alternativas como hambúrgueres vegetais e Brás de pleurotus e legumes, permitindo comparar a sua pegada de carbono com a de versões equivalentes à base de carne ou peixe. Os resultados evidenciaram reduções significativas das emissões de CO₂ associadas às opções de base vegetal.Os participantes puderam ainda desfrutar de águas da torneira aromatizadas, disponibilizadas pela EPAL, preparadas com ervas aromáticas, fruta da época e especiarias. Esta iniciativa promoveu o consumo desta alternativa como uma opção mais sustentável e com menor pegada ambiental.O evento contou também com a atuação da Estudantina Académica do ISEL, que contribuiu para um ambiente de partilha e boa disposição entre todos os participantes.Esta ação integrou o conjunto de iniciativas do programa ISEL Eco-Campus, dedicado à promoção da sustentabilidade e à adoção de hábitos mais conscientes e ambientalmente responsáveis.[flickr-photoset:id=72177720334086562, size=q, num=10]Ver no flickr
No dia 28 de maio, o ISEL recebeu o workshop de encerramento do work-package WP4.02 — Plataforma de Gestão Multimodal — do consórcio Aliança para a Transição Energética (ATE). A sessão de abertura contou com a presença da Professora Elisabete Alegria, Vice-Presidente do ISEL para a área científica.Para além da instituição anfitriã (ISEL), o workshop reuniu as empresas OPT (líder do work-package) e Solvit, bem como as Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) FEUP, IDMEC e IST. A empresa NomadTech contribuiu, igualmente, com informação relevante para os trabalhos. Na sessão, foram discutidas diversas vertentes do projeto, desde a sensorização de autocarros e estações multimodais até à identificação de fluxos de passageiros entre diferentes modos de transporte, bem como a integração desses dados em análises e simulações destinadas a melhorar a rede.Foram, ainda, apresentados diversos trabalhos académicos resultantes do projeto, bem como as ações de divulgação dirigidas ao mercado, de que é exemplo a participação do ISEL (representado pelo Professor José Simão) no Portugal Smart Cities Summit 2026, a convite da Associação Aliança para a Transição Energética.[flickr-photoset:id=72177720334096418, size=q, num=10]Ver no flickr
O ISEL e o Politécnico de Lisboa (IPL) celebraram um protocolo de colaboração com a equipa ISEL Formula Student, reforçando o compromisso institucional com um dos mais relevantes projetos de engenharia desenvolvidos pelos estudantes da instituição.O protocolo estabelece um modelo de apoio que permitirá à equipa enfrentar com melhores condições os desafios da presente época competitiva. Neste âmbito, o IPL assegurará apoio ao nível da logística e da disponibilização de materiais, enquanto o ISEL garantirá apoio financeiro destinado ao desenvolvimento, construção e preparação do protótipo, contribuindo para aumentar a capacidade produtiva da equipa e assegurar uma representação institucional de excelência.A ISEL Formula Student é constituída por estudantes de diferentes áreas da engenharia que, em contexto extracurricular, concebem, projetam, fabricam, testam e gerem um veículo de competição, aplicando conhecimentos técnicos em áreas como mecânica, eletrónica, automação, energia, materiais, gestão de projeto e comunicação. Para além do desenvolvimento tecnológico, o projeto promove competências transversais altamente valorizadas pelo setor industrial, como o trabalho em equipa, a liderança, a resolução de problemas e a inovação.Em 2026, a equipa prepara-se para representar o ISEL e o Politécnico de Lisboa em duas das mais prestigiadas competições universitárias de engenharia automóvel do país e do mundo: a Formula Student Portugal e a Formula Student Austria, eventos que reúnem centenas de equipas provenientes das melhores universidades. Nestas competições, os veículos são avaliados não apenas pelo seu desempenho em pista, mas também pela qualidade do projeto de engenharia, inovação tecnológica, sustentabilidade, viabilidade económica e capacidade de gestão.Martim Jorge, Team Leader da ISEL Formula Student, acredita que "o apoio do ISEL e do IPL é, para a equipa, sinónimo de confiança e investimento no futuro da engenharia. Graças a este apoio, conseguimos dar condições para os nossos cerca de 60 membros, tanto do ISEL como das outras instituições do IPL, evoluírem enquanto estudantes e poderem deixar a sua marca naquela que é a maior competição de engenharia estudantil do mundo. Em nome da ISEL Formula Student, obrigado". Já a Professora Carla Viveiros, Vice-Presidente do ISEL, defende que "a ISEL Formula Student é muito mais do que um projeto de engenharia. É um exemplo inspirador de dedicação, trabalho em equipa, responsabilidade, companheirismo e superação. Os nossos estudantes investem inúmeras horas, dias e meses de esforço para conceber, desenvolver e construir soluções inovadoras, sempre com um forte espírito de entreajuda e compromisso com a excelência. Este protocolo reforça o apoio a uma equipa que representa de forma exemplar os valores do ISEL e do IPL, levando o nome da nossa instituição além-fronteiras e demonstrando a qualidade da formação dos nossos estudantes em contextos nacionais e internacionais".A celebração deste protocolo constitui um importante reforço do apoio institucional ao projeto, permitindo à equipa concentrar esforços na preparação das provas internacionais e continuar a afirmar o talento, a criatividade e a capacidade técnica dos estudantes do ISEL em contextos de elevada exigência e competitividade.[flickr-photoset:id=72177720333929213, size=q, num=10]Ver no flickrFotografias: GCI-IPL