No dia 21 de outubro, o Auditório Principal do ISEL acolheu a tradicional sessão solene de abertura do ano letivo 2025/26. O evento reuniu membros da comunidade académica, representantes institucionais do Politécnico de Lisboa (IPL) e convidados, num momento que celebrou a memória, o presente e o futuro da instituição. O grupo Rocktonight deu início à cerimónia com um animado momento musical que trouxe energia ao início da sessão.
O Presidente do IPL, Professor António Belo, foi o primeiro orador da tarde, destacando a coincidência simbólica da sessão ter lugar no mesmo dia em que foi entregue, na Assembleia da República, a nova proposta de Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). Sublinhou a importância da proposta para os institutos politécnicos, que prevê a possibilidade de adotarem a designação de Universidades Politécnicas, reforçando o seu papel enquanto instituições de Ensino Superior com missão de ensino, investigação aplicada e ligação ao tecido económico e social.

Seguiu-se a intervenção do Presidente do ISEL, Professor José Nascimento, que trouxe ao palco uma abordagem bem-humorada e próxima. Recordando a sua própria experiência como estudante do ISEL, partilhou a memória da primeira vez que entrou no instituto — acompanhado pelo pai, também ex-aluno da instituição. O seu discurso centrou-se, ainda, na importância da valorização das pessoas que fazem o dia-a-dia do ISEL, dedicando a sessão à memória de Fátima Gonçalves, assistente operacional do instituto desde 2001, falecida no início do mês de outubro, cuja dedicação e contributo foram enaltecidos com emoção e gratidão.

A cerimónia prosseguiu com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Fernando de Almeida Santos, que reforçou a importância do diálogo contínuo entre a Ordem e as instituições de Ensino Superior, apelando à união da engenharia nacional para que esta “fale a uma só voz”. Nesse espírito, foi assinado o Protocolo de Cooperação entre o ISEL e a Ordem dos Engenheiros, reforçando o compromisso com a excelência académica, a atualização da formação face às exigências do setor e a promoção da qualificação contínua e valorização dos profissionais de Engenharia. O momento contou, também, com a presença do Eng.º António Carias de Sousa, Presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Sul.

O momento mais aguardado da tarde foi a entrega de prémios e bolsas de mérito, distinguindo estudantes e docentes pela excelência do seu desempenho, bem como o reconhecimento dos trabalhadores docentes e não docentes com 25 anos de serviço no ISEL, sublinhando o valor da dedicação e do contributo duradouro à missão do instituto.
Começou com a entrega de prémios de mérito académico, concedido pela Fundação Santander Portugal, aos melhores estudantes dos cursos de licenciatura e de mestrado do ISEL, seguido da entrega dos prémios Prémio Francisco da Fonseca Benevides, que reconheceram os estudantes com mérito académico excecional nas unidades curriculares lecionadas pelo Departamento de Física (DF), também tanto na licenciatura, como no mestrado. Como incentivo e reconhecimento da investigação realizada no ISEL, pela primeira vez, foram, ainda, atribuídos os Prémios de Incentivo à Investigação Exploratória do ISEL. Por sua vez, o Prémio José Manuel Igreja, atribuído em parceria com o INESC-ID, distinguiu o estudante com mérito académico excecional nas unidades curriculares na área de Controlo, lecionadas nos cursos de licenciatura e de mestrado do ISEL. Esta distinção trata-se de uma homenagem póstuma ao docente do instituto, conferida pelo segundo ano consecutivo. Para terminar, foram homenageados trabalhadores docentes e não docentes que completam, em 2025, 25 anos de serviço no ISEL.
Seguiu-se um Porto de Honra, que proporcionou um momento de convívio entre os participantes e encerrou uma tarde de celebração, memória e compromisso com o futuro.