O ISEL é parceiro no projeto CASEUS - Combined use of renewAble energy sources to improve energy efficiency in cheeSE indUStry, financiado pelo PPR - Plano de Recuperação e Resiliência, na medida PRR PROJETOS I&D+I – Transição Agroenergética.
O consórcio do projeto envolve onze parceiros, nomeadamente, Instituto Politécnico de Beja (IPB), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Centro de Competências da Caprinicultura, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV), Associação de Produtores Queijo Serpa, Bilores Queijo Artesanal, Queijaria Charrua, Queijaria Guilherme Unipessoal, Queijos Tavares, Sater Carvalho e Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha.
O projeto é coordenado pelo professor João Dias do Instituto Politécnico de Beja (IPB), e integra os investigadores do ISEL, professor João Garcia (responsável científico pelo ISEL) e professor Nuno Serra, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEL e investigadores da UnIRE, Unit for Innovation and Research in Engineering do ISEL.
Com um orçamento global de aproximadamente oitocentos e cinquenta mil euros, o CASEUS visa implementar a transição energética em unidade de produção de queijos de pequenos ruminantes através da redução dos custos de energia, aumento da eficiência energética, promoção das energias renováveis e redução das emissões de CO2.
As atividades do projeto estão focadas no diagnóstico tecnológico, através da avaliação do consumo de energia térmica e elétrica na produção de queijo de pequenos ruminantes, na otimização do sistema produtivo, através do estudo das variáveis mais influentes na estabilidade da temperatura, humidade e consumo de energia, na pasteurização, coagulação e na câmara de cura. Para tal, será analisado o desempenho energético global e definidos os componentes a aplicar no sistema, com o objetivo da otimização da utilização combinada das fontes de energia elétrica (fotovoltaica e eólica) e de energia térmica (água quente solar e biomassa) estando ainda prevista a utilização de “phase change materials” (PCMs) na regulação da temperatura da câmara de cura. Com base nos resultados obtidos, será construído um protótipo de queijaria otimizada, a implementar nas instalações do IP BEJA, com utilização das referidas fontes de energia renováveis em substituição das convencionais. Na fase final do projeto, será realizada a avaliação do desempenho do protótipo, através da produção de diferentes lotes de queijo de ovelha e de cabra no protótipo da queijaria, comparativamente com a tecnologia convencional.